LINHA DO PORTO Á PÓVOA DE VARZIM E FAMALICÃO!
* Uma vez mais, socorrendo-me de várias ferramentas postas livremente à disposição, vou dar umas pequenas achegas sobre o tema, com um abraço especial ao meu particular amigo DAVID FARINHA PARELHO, de Vila do Conde.
* Assim, a "LINHA DO PORTO Á PÓVOA E FAMALICÃO" foi uma via-férrea de bitola métrica, tendo sido a primeira deste género a ser construida no nosso país.
* Esta linha nasceu por publicação de um decreto-lei de 19 de Junho de 1873, que concedeu a construção deste traçado a J. C. Templo e ao barão Kessler. Após a conclusão dos trabalhos - a 01 de Outubro de 1875 - a inauguração contou com a ilustre presença do conselheiro Fontes Pereira de Melo, e foi aberta à exploração pela empresa PPV - COMPANHIA DO CAMINHO-DE-FERRODO PORTO Á PÓVOA DE VARZIM - sendo um dos seus diretores o historiador Joaquim Pedro de Oliveira Martins. Mais tarde, em 1881, com a chegada do comboio a Famalicão (atual Vila Nova de Famalicão) a empresa passaria a designar-se por PPF - COMPANHIA DO CAMINHO-DE-FERRO DO PORTO Á PÓVOA E FAMALICÃO.
* Em 1927, esta companhia, juntamente com a CFG - COMPANHIA DOS CAMINHOS-DE-FERRO DE GUIMARÃES - foi substituida pela empresa "NORTE", seguindo-se até 1933 os anos mais prósperos desta linha. Em Março de 1930, durante dezanove dias, os seus setenta e sete (77) quilómetros entre Porto-Trindade e Póvoa de Varzim e daqui a Vila Nova de Famalicão e Lousado e todo o seu material circulante, com a bitola de 0,900 metros, foram reconvertidos para a bitola métrica, igual à da Linha de Guimarães, tornando-as compatíveis.
* Da estação da Póvoa de Varzim esteve projetada para sair uma outra linha até Viana do Castelo, com a designação de "Linha do Litoral do Minho", em via reduzida, Esta construção fora aprovada pelo Decreto-Lei número 18190 de 28 de Março de 1930, que, tal como sucedeu com outras, não passaria do papel.
* A exploração da linha foi ainda facilitada e desenvolvida com a construção da variante entre a Senhora da Hora e Trofa em 1932.
* Com a inauguração em 1938 da estação da Trindade (Porto) e com a abertura do túnel daquela estação em via dupla, os comboios para a Póvoa de Varzim passaram a sair desta estação, fazendo o percurso até à Senhora da Hora em via dupla reduzida, e daqui até à Póvoa de Varzim em via única, ficando com um total de 29,820 quilómetros.
* Em 1947, num processo de unificação da exploração dos caminhos-de-ferro, a empresa "NORTE" foi integrada na CP (Comboios de Portugal).
* Ao quilómetro 13,250, entre o pontão da passagem superior e a ponte sobre o Rio Leça, perto da freguesia matosinhense de Custóias, deu-se no dia 26 de Julho de 1964 o segundo maior desastre ferroviário de sempre no nosso país.
* Em 1982, circulavam, entre as Estações de Porto-Trindade e Póvoa de Varzim, composições tracionadas por locomotivas da série 9020 (popularmente conhecidas por Xepas).
* Em 1991, existia um projeto de eletrificação para esta linha, razão pela qual as automotoras da série 9630 (que hoje fazem a Linha do Vouga), que tinham entrado ao serviço nesse mesmo ano com vista a reforçar a oferta, vieram desde logo preparadas para a sua adaptação à tração elétrica.
* A 28 de Abril de 2001 foi encerrado o troço do caminho-de-ferro entre as estações da Trindade, no Porto e a da Senhora da Hora, em Matosinhos, para reconversão em bitola europeia para futura exploração a cargo da sociedade "Metro do Porto,SA". O restante traçado, também entregue à mesma sociedade, só foi encerrado a 23 de Fevereiro de 2002.
* Esta via-férrea está atualmente integrada na Linha Vermelha do Metro do Porto, entre as estações do Estádio do Dragão e da Póvoa de Varzim.
* Na sua origem, apresentava uma bitola de 900 milímetros. Ligava o Porto à Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, tendo ramificações para a estação do Porto-Boavista e para a Linha de Guimarães.
* O canal de parte da linha foi aproveitado para a Linha B do Metro do Porto, entre as estações do Porto-Trindade e da Póvoa de Varzim. O restante troço, entre a Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, encontra-se a ser convertido numa ciclovia. O percurso entre a freguesia de Gondifelos e a cidade de Famalicão já se encontra aberto, enquanto que a transformação do troço entre a cidade da Póvoa de Varzim e a freguesia de Balazar já se encontra aprovada.
* No entanto, a empresa dos Caminhos-de-Ferro Portugueses, na década de 90, previa a duplicação do canal até Laundos para usar a linha para a prolongar até Viana do Castelo, prevista no PDM (Plano Diretor Municipal) da Póvoa de Varzim. A ideia foi reanimada (!) com o novo Plano de Ordenamento do Território da Região Norte, em 2009, que prevê o uso dos novos veículos do tipo "tram-train" do Metro do Porto para fazer este serviço.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
* A exploração da linha foi ainda facilitada e desenvolvida com a construção da variante entre a Senhora da Hora e Trofa em 1932.
* Com a inauguração em 1938 da estação da Trindade (Porto) e com a abertura do túnel daquela estação em via dupla, os comboios para a Póvoa de Varzim passaram a sair desta estação, fazendo o percurso até à Senhora da Hora em via dupla reduzida, e daqui até à Póvoa de Varzim em via única, ficando com um total de 29,820 quilómetros.
* Em 1947, num processo de unificação da exploração dos caminhos-de-ferro, a empresa "NORTE" foi integrada na CP (Comboios de Portugal).
* Ao quilómetro 13,250, entre o pontão da passagem superior e a ponte sobre o Rio Leça, perto da freguesia matosinhense de Custóias, deu-se no dia 26 de Julho de 1964 o segundo maior desastre ferroviário de sempre no nosso país.
* Em 1982, circulavam, entre as Estações de Porto-Trindade e Póvoa de Varzim, composições tracionadas por locomotivas da série 9020 (popularmente conhecidas por Xepas).
* Em 1991, existia um projeto de eletrificação para esta linha, razão pela qual as automotoras da série 9630 (que hoje fazem a Linha do Vouga), que tinham entrado ao serviço nesse mesmo ano com vista a reforçar a oferta, vieram desde logo preparadas para a sua adaptação à tração elétrica.
* A 28 de Abril de 2001 foi encerrado o troço do caminho-de-ferro entre as estações da Trindade, no Porto e a da Senhora da Hora, em Matosinhos, para reconversão em bitola europeia para futura exploração a cargo da sociedade "Metro do Porto,SA". O restante traçado, também entregue à mesma sociedade, só foi encerrado a 23 de Fevereiro de 2002.
* Esta via-férrea está atualmente integrada na Linha Vermelha do Metro do Porto, entre as estações do Estádio do Dragão e da Póvoa de Varzim.
* Na sua origem, apresentava uma bitola de 900 milímetros. Ligava o Porto à Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, tendo ramificações para a estação do Porto-Boavista e para a Linha de Guimarães.
* O canal de parte da linha foi aproveitado para a Linha B do Metro do Porto, entre as estações do Porto-Trindade e da Póvoa de Varzim. O restante troço, entre a Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, encontra-se a ser convertido numa ciclovia. O percurso entre a freguesia de Gondifelos e a cidade de Famalicão já se encontra aberto, enquanto que a transformação do troço entre a cidade da Póvoa de Varzim e a freguesia de Balazar já se encontra aprovada.
* No entanto, a empresa dos Caminhos-de-Ferro Portugueses, na década de 90, previa a duplicação do canal até Laundos para usar a linha para a prolongar até Viana do Castelo, prevista no PDM (Plano Diretor Municipal) da Póvoa de Varzim. A ideia foi reanimada (!) com o novo Plano de Ordenamento do Território da Região Norte, em 2009, que prevê o uso dos novos veículos do tipo "tram-train" do Metro do Porto para fazer este serviço.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
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