Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

7 de abril de 2011

CAMINHO-DE-FERRO DE PENAFIEL Á LIXA E ENTRE-OS-RIOS

* Gostava de saber quantas pessoas sabiam disto; pois não acredito que haja alguém vivo que seja desse tempo.
* Assim, e uma vez mais, socorrendo-me de várias publicações sobre a temática, nomeadamente a "wikipédia livre" vou dissertar e tentar contar o historia desta linha ferroviária. 
* O "CAMINHO-DE-FERRO DE PENAFIEL Á LIXA E ENTRE-OS-RIOS" era uma linha ferroviária que ligava, em via métrica (reduzida), Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios, no noroeste de Portugal. Foi inaugurada em 11 de Novembro de 1912 e desativada em finais dos anos de 1920.
* A linha era constituida por dois ntroços: Penafiel à Lixa (Felgueiras) e Penafiel a Entre-os-Rios (freguesia de Eja).
* A história desta via férrea inicia-se em 1908 quando, não sendo contemplado poelo governo com uma linha ferroviária que tirasse do marasmo os concelhos durienses, o Doutor Cerqueira Mago lança a ideia do  caminho-de-ferro de Penafiel à Lixa, passando pelos concelhos de Lousada e Felgueiras.
* A 13 de Dezembro de 1908, realizou-se, nos Paços do Concelho de Penafiel, uma reunião presidida pelo Visconde de Lousada, tendo como objetivo analisar as vantagens da existência dum caminho-de-ferro que servisse a região duriense. A ideiafoi abraçada por toda a população, uma vez que representava  uma grande mais-valia para o comércio, indústria e população dos concelhos por onde se projetou passar. Como tal, a linha passaria por PENAFIEL, LOUSADA, FELGUEIRAS, LIXA e ENTRE-OS-RIOS.
* Em Fevereiro de 1909, começavam os primeiros trabalhos para a organização da planta dos terrenos por onde devia passar o caminho-de-ferro. Em 17 de Julho de 1910 realizou-se o concurso para a construção e a 11 de Setembro desse ano constitui-se a companhia a que foi atribuida a concessão - COMPANHIA DO CAMINHO DE FERRO DE PENAFIEL Á LIXA E A ENTRE-OS-RIOS, SOCIEDADE ANONYMA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - com um capital em ações de 252.000$00 e em obrigações de 500.000$00. Em Maio desse ano registava-se já uma grande lista de subscritores para as ações daquela companhia.
* Esta linha dita um fato inédito - à data - em Portugal: a primeira associação de municípios (Lousada, Felgueiras e Penafiel) que conseguiu construir uma linha férrea sem auxílio do Estado. Tal foi conseguido com a criação da referida companhia, cujo capital foi totalmente subscrito por acionistas privados da região.
* A 11 de Novembro de 1912 começou a circular o primeiro comboio entre a cidade de Penafiel e a freguesia de Novelas (no mesmo concelho) e que é a localidade onde se situa a atual Estação Ferroviária de Penafiel da Linha do Douro; sendo que o custo da viagem era de 40 réis.
* A 08 de Novembro de 1913, foi inaugurado o troço de Novelas/Penafiel a Lousada. O comboio, rebocado pela máquina (locomotiva) "Louzada", chegou à então vila de Lousada por volta das 11 horas, sendo que o percurso se fazia em vinte e dois (22) minutos. Em Junho de 1914, o comboio chegava a Felgueiras e, em Setembro, à Lixa, numa extensão total de trinta (30) quilómetros.
* Por despacho do Ministro do Fomento, é autorizado, em Abril de 1914, o prolongamento da linha de Penafiel a Entre-os-Rios, numa extensão de 15,91 quilómetros. Os trabalhos iniciaram-se em Maio de 1914, tendo-se inaugurado  o primeiro troço - até à Calçada - a 20 de Novembro daquele mesmo ano.
* Em Março de 1915 foi autorizado o alargamento das Pontes de São Vicente e das Ardias, permitindo que a linha chegasse à Torre (termas) em 13 de Abril e, finalmente, a Entre-os-Rios em 17 de Junho de 1915. A estação terminal situava-se junto da tristemente célebre Ponte de Hintze Ribeiro (hoje inexistente, devido à sua queda).
* Em 1916, dada a crise da I Guerra Mundial, a Companhia começou a atravessar um período difícil que, a par dos frequentes acidentes na via férrea, punham em risco a sua existência. A conjuntura política nacional e internacional, conjuntamente com a circulação rodoviária de pesados que se intensificara em meados de 1920, deram a machadada final no fututo da Companhia.
* Por decisão governamental, a linha foi encerrada e, por ordem do Ministério do Comércio, os carris começaram a ser levantados a partir do dia 02 de Março de 1931. Atualmente são muito poucos, ou mesmo inexistentes, no terreno, quaisquer vestígios da existência  desta linha férrea.
* A linha (como já se disse, em via métrica) tinha carris com gola, assentando em estrada de terra batida. Este é o sistema de carris existente nas linhas dos carros elétricos - de transporte coletivo - das cidades de Lisboa e Porto que assentam, normalmente, em alcatrão ou empedrado.
* FASES DA CONSTRUÇÃO DO TROÇO PENAFIEL Á LIXA:
a) - Penafiel a Novelas: 11 de Novembro de 1912;
b) - Novelas a Lousada: 08 de Novembro de 1913;
c) - Lousada a Felgueiras: Junho de 1914;
d) - Felgueiras à Lixa: Setembro de 1914.
* FASES DA CONSTRUÇÃO DO TROÇO PENAFIEL A ENTRE-OS-RIOS:
a) - Penafiel a Calçada: 20 de Novembro de 1914;
b) - Calçada à Torre (termas): 13 de Abril de 1915;
c) - Torre a Entre-os-Rios: 17 de Junho de 1915.



Compilado em Gondomar, por "texasselvagem" 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger