Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

21 de abril de 2011

Estação Ferroviária do Porto/Campanhã

Para a minha descompressão matinal, necessito de, no regresso de algumas passadas pelas zonas ribeirinhas ou marítimas, ir ver e fotografar comboios (não sei se isto será algum sintoma maníaco-depressivo), mas, garanto-vos que é uma forma de me rejuvenescer.
Hoje, de manhã, sexta-feira, dia 15, num pequeno período de quinze minutos, lá passei pela estação epigrafada, que já se chamou do Pinheiro e que é o termo da Linha do norte e local de passagem de várias composições com destino às Linhas do Minho e Douro e paragem para os comboios suburbanos do Porto.
O pouco tempo não podia resultar em grande quantidade de fotos, mas causou-me estranheza ver a locomotiva 1431 a tracionar uma composição de oito vagões de inertes, uma vez que este tipo já não costuma rebocar, mas apenas manobrar.

A "UME" (unidade multipla elétrica) com o número 2268, estacionada
na linha 9, aguradando a hora de seguir para a Estação Ferroviária da
Granja, freguesia de São Félix da Marinha em Vila Nova de Gaia.
Estas composições pertencem aos "comboios suburbanos do Porto"

A locomotiva  elétrica da marca "siemens", com o número 5617.4
tracionando um "comboio intercidades" com destino a Lisboa,
Santa Apolónia. Apenas aguarda a ordem de partida.
Como se constata foi um  dia de chuva.

A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0458 que aqui
terminou a sua marcha.

O "alfa-pendular" com o número 4009,  presta homenagem ao
centenário cinesta português Manoel d'Oliveira, cujo primeiro
filme foi o "Aniki-Bóbó"

Pela minha palavra de honra que fiquei com os cabelos de pé ao
ver o que fizeram a esta composição que integrava uma "UME"
(unidade múltipla elétrica), estacionada também na linha 9.
Acho que a palavra de "bandidos" é muito suave para
quem faz isto.Se alguma empresa da construção civil
os contratasse para pintores, eles achariam que iriam ganhar pouco!
Será que as nossas autoridades não podem intervir?

Uma locomotiva diesel da marca "Bombardier" tracionando vagões
da espanhola "Transfesa". Para mim, o roncar dos motores destas
locomotivas é algo de soberbo!

A "Bombardier" com  o número 1963 em todo o seu esplendor!
É preciso delirar-se muito com comboios para se fazer
fotografia à chuva, como foi o caso.

Além dos vagões da espanhola "Transfesa" a "Bombardier"
tracionava também vagões madeireiros, num total de dezanove
unidades. 

Final da composição que era tracionada pela "Bombardier" e que
se manteve algum tempo parada na linha 8.

A locomotiva elétrica com o número 4725 que passou pela linha 7 em
velocidade muito reduzida e que tracionava um misto de vagões
plataforma vazios e "madeireiros" carregados.
Também ela já foi "borrada" pelos grafiteiros...

Aí vai a composição anterior em velocidade lenta. Pode-se ver
pelos vagões plataforma, como na altura chovia...

A locomotiva da mesma série "Siemens" elétrica com o número
4711 passou pela linha 8 sem ligar a ninguém, pois ia sózinha.

Esta foi a supresa do dia...A locomotiva a diesel com o número
1437 parou na linha 6. a aguardar via livre. 

Também seguia sózinha...E teve honras fotográficas! 


A "UTD" (unidade tripla diesel) com o número 007M que iria
partir para a Estação do Peso da Régua, na linha do Douro.

Série espanhola "camello" que para já operam na Linha do Douro.
Irão, num futuro próximo, circular na Linha do Minho. 

Já pronta a partir a "UTE" (unidade tripla elétrica) que vimos na primeira
foto, a número 2268, agora vista de traseiras.


Uma "UME" (unidade múltipla diesel) da série 3400 em marcha
(isto é, sem serviço) que iria aparcar na vizinha estação
do Porto/Contumil.

Também se desloca sobre carris. E tenho um prazer incomensurável
de exibir o carro elétrico histórico com o número 191 do Museu do
Carro Elétrico do Porto, para o meu particular amigo Luís Miguel
Meireles. Aquele tom de verde e branco (?)... 

A  outra grande surpresa do dia...a locomotiva diesel com o numero
1431 passa pela linha 5 tracionando uma composição de oito
vagões de inertes.

Uma "UME" (unidade múltipla elétrica) da série 3400, procedente
de Aveiro e que aqui terminou a marcha (!) Estas composições
fazem também parte dos "comboios suburbanos do Porto".

Sobre os respetivos carris. Carro elétrico turístico com o número
143 que pertence à ex-Companhia Carris de Ferro do Porto, que
originou a atual Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
Estes carros (amarelos) fazem a linha "T" desde o Infante a
Massarelos, seguindo depois pela baixa até à Batalha.

Para um autêntico viciado em ferrovia, não são umas simples gotículas de chuva, que fazem com que não ponha em prática o meu "hobbie". Com as preciosas aulas do mestre "el comandante", coadjuvado com as do "filósofo", lá vou tentando melhorar a minha estratégica fotográfica.
Assim, hoje de manhã, dia 19, fui fazer hora e meia à Estação Central da "muy nobre, invicta e sempre leal cidade do Porto" e como quem corre por gosto não cansa, apesar de um dos meus melhores amigos dizer que a chuva molha; todo o prazer ultrapassa a "molhadela". E foi o que aconteceu...
Como também não sou egoísta, aí vai a produção, ficando a aguardar, como é lógico, todos os vossos veneráveis comentários.
As duas sessões fotográficas (dias 15 e 19) encontram-se representadas acima, por terem sido efetuadas em dias de chuva e nos mesmos sítios, agradecendo ao pessoal e segurança da Estação a autorização concedida para a total liberdade de movimentos; sendo que já começo a ser um pouco conhecido por estas andanças... 

2 comentários:

Anónimo,  7 de junho de 2013 às 19:05  

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis vente
http://commandercialisfer.lo.gs/ commander cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ compra cialis in italia
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis generico

Anónimo,  10 de junho de 2013 às 23:43  

http://prixviagragenerique50mg.net/ vente viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ prezzo viagra
http://precioviagraespana.net/ precio viagra

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger