Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

11 de abril de 2011

RAMAL DO CANAL DE SÃO ROQUE

* Mais uma do tempo dos nossos avoengos, que a atual juventude não saberá da sua existência, sendo certo que ela (a juventude) também não se interessa por linhas ferroviárias; no entanto, no meu tempo para fazer o exame da 4ª classe (escola primária) tinha-se de saber as principais linhas e ramais ferroviários de então...os tempos mudaram, não sei se a bem ou a mal do progresso.
* O  "RAMAL DO CANAL DE SÃO ROQUE"  era uma ferrovia portuguesa de via larga que ligava a estação ferroviária de Aveiro ao Canal de São Roque, perto das salinas, numa extensão de 2,431  quilómetros, sem qualquer obra de engenharia no seu curto percurso.
* Este ramal foi construido para o transporte do sal extraido  das salinas de Aveiro. Foi a Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses (actual CP)  a construir esta via férrea, que foi aberta à exploração a 19 de Setembro de 1913.
* Em termos de paisagem, era uma ferrovia que proporcionava  três variedades de panorama: de um lado, as casas da cidade de Aveiro; em frente, a brancura das salinas, e do outro, os verdejantes campos agricolas.
* Deste ramal que foi desativado desde a década de 1960, restam apenas os vestígios de uma pequena parte do percurso, numa zona possivelmente protegida (?), onde não foi efetuada qualquer construção.



Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger