Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

12 de abril de 2011

RAMAL DE AVEIRO-MAR

* Ainda dentro dos ramais, vou dar uma achega a outro que já desapareceu, contando a sua história.
* O "RAMAL DE AVEIRO-MAR" foi uma ferrovia menor da rede portuguesa, localizada na cidade de Aveiro. Saía da gare de via estreita do Ramal de Aveiro (integrado na linha do Vouga) até ao canal do Cojo, local de atracagem de barcos. Era usado para levar o peixe até à lota da cidade.
* As únicas obras de engenharia do ramal eram uma ponte de vigas (com dezasseis metros) sobre a Linha do Norte, e uma passagem inferior (com apenas três metros), no final deste curto percurso.
* Terminadas as obras da construção da Linha do Vale do Vouga e do Ramal de Aveiro, a Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração do Caminho-de-Ferro do Vale Vouga (CFVV), requereu ao governo autorização para construir um ramal que saísse da gare de via estreita do Ramal de Aveiro até ao canal do Cojo, não muito longe do Ramal do Canal de  São Roque (já aqui dissertado).
* Esta permissão foi concedida em Novembro de 1915, mas houve diversos contratempos, entre eles a Primeira Guerra Mundial, que condicionaram o projeto.
* Mais tarde, começaram os trabalhos de construção deste troço de 907 (novecentos e sete) metros, que foi aberto à exploração a 25 de Outubro de  1932.
* A paisagem não era muito diferente da do "Ramal do Canal de São Roque", simplesmente o início ficava cinquenta metros mais a norte.
* Os engenheiros da Companhia chegaram a transformar uma camioneta de carga numa "automotora de peixe", que permitia levar o pescado fresco da lota até às cidades do interior.
* A utilização deste ramal foi sempre limitada, encontrando-se o mesmo atualmente desativado e sem quaisquer vestígios visíveis.


Compilado em Gondomat, por "texasselvagem" 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger