Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

12 de abril de 2011

RAMAL DE RIO MAIOR

* Continuando na tarefa árdua de pesquisar as linhas ferroviárias que já não existem ou que nunca chegaram a existir, segue a história de mais uma.
* O "RAMAL DE RIO MAIOR" foi um antigo ramal ferroviário que ligava as Minas do Espadanal (concelho de Rio Maior) ao Vale de Santarém (Linha do Norte), chegando a estar planeado o terminal da linha em Peniche, com cruzamento em Dagorda, na linha do Oeste.
* Uma nova ferrovia seguindo, aproximadamente, o mesmo trajeto está prevista para o ano de 2014(?).
* No início da década de 1940, em plena II Guerra Mundial, Portugal é confrontado com a necessidade de incrementar a produção nacional de combustíveis fósseis. Para corresponder às exigências da época, o governo promove estudos  da bacia de lignites de Rio Maior; estudos esses elaborados pelos geólogos João Monteiro da Conceição e Georges Zbyszewski, através dos quais se comprova a viabilidade industrial das Minas do Espadanal, sendo-lhes atribuido um papel relevante no plano nacional de produção de conbustíveis. Assim, neste contexto, é imaugurada, em Abril de 1945, a linha férrea RIO MAIOR-VALE DE SANTARÉM, com um imponente cais erguido nas imediações do plano de extração das minas, ligando estas  à rede ferroviária nacional no Vale de Santarém (linha do Norte).
* Esta linha funcionou  até ao encerramento da "Fábrica de Briquetes das Minas do Espadanal" em 1965; sendo atualmente escassos os vestígios da sua existência.
* Integrada no PAOLT (Plano de Ação para o Oeste e Lezíria do Tejo), com alcance até 2014, estava prevista para 2015 uma nova linha ferroviária ligando a cidade de Caldas da Rainha (linha do Oeste), Rio Maior (futura ligação Lisboa-Porto em alta velocidade)  e Santarém (linha do Norte, amarrando em Setil), orçamentada em 37 milhões de euros(?). Este projeto foi, no entanto, já suspenso em 2010, no âmbito da redução orçamental prevista pelo PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento) do governo e, devido ao fato de um estudo da Rede Ferroviária Nacional (Refer) ter determinado que este troço não teria viabilidade económica (!).


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".    

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger