Como nenhum dos elementos do trio é pró-monárquico e já sabemos as nossas convições republicanas, aproveitou-se o dia 05 de Outubro para fazermos uma viagem áquela vila e aumentarmos o nosso espólio fotográfico.
Assim, o "el comandante" (j s trains), o "filósofo" ou "el gringo" (cantinho dos comboios) e o "wild texas" ou "chefe dos alfas" (texasselvagem), madrugaram e cedo (6,40 h) reuniram-se no átrio da estação ferroviária do Porto/Campanhã (antiga estação do Pinheiro) para a bordo de um alfa pendular se dirigirem a Aveiro, onde tomaram um regional com destino à Pampilhosa (não confundir com Pampilhosa da Serra ou Pampilhosa do Botão).
A "nossa" Pampilhosa trata-se de uma vila e freguesia que integra o concelho da Mealhada e que possui cerca de 4220 (quatro mil,duzentos e vinte) habitantes. Foi um importantíssimo centro industrial cerâmico no início do século XX; no entanto a indústria do barro extinguiu-se , quase por completo, e das grandes fábricas de outrora, nos nossos dias apenas subsistem ruínas.
No entanto, e ferroviariamente continua a ser um centro nevrálgico de composições de passageiros (regionais , intercidades e alfas), mas, e fulcralmente de mercadorias, por nessa estação se cruzarem as linhas do Norte (Porto/Lisboa), da Beira Alta (Pampilhosa/Vilar Formoso) e também o Ramal da Figueira da Foz (Pampilhosa/Figueira da Foz, via Cantanhede), embora este esteja encerrado a todo o tráfego (temporariamente(?) para manutenção).
À semelhança da maior parte das estações ferroviárias, esta não é exceção e situa-se na Rua da Estação; possuindo um viaduto superior pedonal em toda a sua extensão, a fim de se evitarem o atravessamento das inúmeras linhas ferroviárias.
Foram cerca de três horas que por entre trilhos, vagões, carruagens e outro material ferroviário, se fotografou tudo o que nos interessava, com a simpática anuência do digno chefe da estação, a quem o grupo apresenta os sinceros agradecimentos pelas facilidades concedidas. Como todos tínhamos as respetivas "namoradas" à espera para o almoço, houve que apanhar um "regional" proveniente de Coimbra até Aveiro, onde o "intercidades" nos trouxe ao ponto de partida (embora com um ligeiro atraso de doze minutos).
E foi mais uma manhã que valeu por uma semana.
O elemento do grupo,
Teixeira da Silva, AJ
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O interior da carruagem do "Alfa" que nos levou de Porto/Campanhã até
Aveiro (city) |
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O "el comandante" no seu devido lugar, verificando se está tudo em
boa ordem! |
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Aveiro (city) "by night", com a frente do "alfa pendular" que
transportou o grupo dos três carolas! |
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Aveiro's station by night; vendo-se o "regional " até Coimbra
(cidade dos estudantes). |
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A "UTE" que nos levou de Aveiro até à Pampilhosa, com o número 2244.
Estas "unidades triplas elétricas" são popularmente conhecidas
por "Lili Caneças", pois resultarem de recuperação de
material muito mais antigo. |
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Vista parcial do edifício da estação ferroviária de Sangalhos, freguesia
pertencente ao concelho de Anadia. |
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Vista parcial da estação ferroviária da Curia. Conhecida estância termal
que pertence à freguesia de Tamengos do mesmo concelho de Anadia. |
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E eis-nos chegados ao destino (Pampilhosa). |
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Primeiro material ferroviário, sem utilização aparente, que se encontra
numa linha de reserva. |
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Antiga carruagem do comboio foguete que aguarda vez
de desmantelamento. Vai servindo para as "borradelas" da praxe. |
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Locomotiva "Bombardier" com o número 1971, no seu
período de descanço. |
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A locomotiva 5629-9 também no seu período de descanço e... |
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...e acoplada à número 4711, ambas a aguardar por serviço! |
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Vagão de mercadorias do tipo "His" que não me parece que irá serviço tão cedo,
uma vez que se encontra no fim de uma linha de resguardo. |
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Vista parcial da estação tirada de cima do viaduto pedonal e de Sul para o Norte.
O edifício ao fundo (tipo torre de controle) é a espinha dorsal de todo o movimento
ferroviário abrangido por esta estação. |
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As linhas do lado esquerdo da foto são as do Norte (Porto/Lisboa) e as do
lado direito as das Beiras (Pampilhosa/Vilar Formoso). |
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O amigo Luís faz a foto áquela que já foi uma das maiores empregadoras e hoje
apenas são ruinas...A Cerâmica Progresso da Pampilhosa.
Nota-se uma fileira de vagões pintados de verde e para transporte de madeiras. |
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Grande plano do edifício da estação, tirado de cima
do viaduto pedonal que atravessa todas as linhas. |
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Como já foi dito, para o lado direito "Linha das Beiras"... |
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...para o lado esquerdo Linha do Norte. |
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O edifício dos lavabos (antigamente eram as retretes).
Vê-se também a "torre de controle", não do movimento aéreo, mas sim
do ferroviário. |
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Vagão adaptado ao apoio às catenárias e pertencente à "Refer". |
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O vagão do tipo "Us" ainda com as referências da CP., mas que pertence
à "Refer" e adapatado ao apoio das catenárias. |
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Marco quilométrico que se encontra bem no meio da estação,
na parte adstrita às linhas do Norte. |
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Três locomotivas "Alstrohm" que se encontravam estacionadas a aguardar
por algum trabalhinho. |
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Vagão do tipo "Ealos" pronto a seguir...para a sucata. |
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A frente com a cabine de condução da locomotiva 4725, afecta à CPCarga
e que na altura andava em manobras! |
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Duas locomotivas, uma da marca "Alstrohm" e outra da série 4700,
esta cheia de "pichagens". |
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A tal locomotiva elétrica afecta à CPCarga, com o número 4725
em manobras. |
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Vagões do tipo "Ealos" que, na altura, se encontravam vazios. |
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Vagão plataforma do tipo "Rlps" vazio, em primeiro plano, |
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Locomotiva a vapor de três rodados motrizes.
Esta locomotiva já esteve exposta num largo público da vila. |
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Vista lateral da referida locomotiva com o "tender" acoplado. |
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Vista traseira do tender. |
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Edifício que servia de habitação ao sub-chefe e agora serve
de esconderijo a meia dúzia de gatos. Património a perder-se, é pena! |
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Mais vagões do tipo "Ealos", vazios. |
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Voltando à "loco" a vapor a mesma pertencia aos Caminhos-de-Ferro da
Beira Alta e tinha o número 61. |
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Ora aí vai um "regional" proveniente de Coimbra e com
destino a Aveiro. |
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Vista da "cocheira" onde se encontra guardada a "loco" a vapor,
sem qualquer utilidade e longe dos olhares de quem por
lá passa... |
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Interior da loco a vapor, vendo-se a caldeira em primeiro plano, |
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Vista geral da cabine de condução da referida "vaporosa" |
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A fornalha da vaporosa...Imaginem o calor! |
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Em primeiro plano a toma de água (vaporosas) e ao fundo os dois
depósitos de água existentes na estação. |
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Fileira de vagões "porta-contentores". |
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O vagão da cauda. Luz vermelha acionada! |
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Um vagão da série "Gbms" pintado de novo e devidamente revisto. |
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Vagão da série "Tadgs" em fim de linha. |
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Esta série de vagões só pode circular com o teto
devidamente fechado e trancado! |
5 comentários:
Foi mais um dia para recordar e sobretudo para repetir !! Não acha ?! As fotografias ficaram boas e as legendas estão óptimas bem representativas do dia que se passou !!! Abraço
Luis
Teixeira boas fotos e um belo dia bem passado
Teremos mais oportunidades
É com muita pena que vejo tanta peça de museu a apodrecer. Boas fotos.
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