Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

9 de abril de 2011

LINHA DE LAMEGO - VIA FÉRREA QUE NUNCA VIU COMBOIOS...

* Estará por pouco tempo a minha disponibilidade em manter este blogue atualizado; mas enquanto o poder fazer, irei continuar a debruçar-me sobre algumas linhas ferroviárias extintas ou que nunca sairam do papel, como é o caso da que hoje vou escrever; socorrendo-me, como é óbvio, de ferramentas livres e algumas publicações que possuo na minha biblioteca ferroviária. 
* Assim, a "LINHA DE LAMEGO" teria sido uma ferrovia, em via estreita (métrica), que ligaria a estação ferroviária do Peso da Régua à cidade de Lamego. Era a extensão natural da Linha do Corgo desde Chaves.
* No final dos anos vinte do século XX, um grupo de empresários avançou com um projeto ferroviário ligando Régua a Lamego. Este foi abandonado no final dos anos trinta devido à II  Grande Guerra e também ao impasse colocado por um abastado proprietário agrícola local que se opunha à passagem da linha, pelo meio das suas quintas. Aquando deste abandono, o leito da via estava preparado, faltando apenas colocar os carris.
* A Linha de Lamego saíria, portanto, da estação do Peso da Régua e atravessava a ponte de alvenaria sobre o Rio Douro, construida propositadamente para esta linha em 1927 e adaptada para rodovia em 1947. Depois cruzava-se com a estrada de Armamar e seguia pela margem direita do rio Varosa até à Central Hidroelétrica. Teria uma paragem em Quintião, passando a via para a outra margem (esquerda) do rio através de uma ponte de pedra. Já na margem esquerda do rio Varosa  teria ainda as seguintes paragens: Cambres, Portelo, Souto Couvo e Sande. Passando nas traseiras da "Quinta das Brolhas", a linha aringia o seu término na cidade de Lamego, cuja estação se situaria no que é hoje o edifício da Câmara Municipal.
* O leito da linha pode, ainda hoje, ser perfeitamente seguido, mantendo-se quase intato todo o seu traçado. Tanto a ponte da Régua, transformada para rodovia e que se mantem em serviço, como a ponte sobre o rio Varosa, são duas obras-de-arte, construidas para a Linha de Lamego, que ainda perduram nos nossos dias.



Compilado em Gondomar, por "texasselvagem". 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger