Estação Ferroviária de Alfarelos/Granja do Ulmeiro!
Acabado o Natal há que reiniciar a rotina...Foi o que o trio dos três "carolas" fez esta manhã de domingo, dia 26 de Dezembro; que diga-se, de passagem, foi um dia sem chuva, mas bastante frio. Porém como quem corre por gosto não cansa,,,é preciso bastante mais do que os termómetros marcaram dois graus celsius, para que o "chefe dos alfas" (texasselvagem), o "el comandante" (j s trains) e o "historiador/filósofo" (Cantinho dos Comboios) se deixem vencer.
Posto isto desta forma singela, o grupo concentrou-se no átrio da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã (antiga do Pinheiro) para tomar lugar no "Alfa Pendular" que provinha de Braga e tinha o número de circulação 130, com partida exatamente às 06h47 que nos transportou até à Estação de Coimbra-B. Nesta estação apanhou-se o "regional" que tem como termo a cidade da Figueira da Foz, mas que nos deixou no destino - a Estação Ferroviária de Alfarelos (já se diz há muito tempo que...quem vai para Alfarelos muda de comboio). Esta ultima parte da viagem foi efetuada a bordo de uma "UTE" (unidade tripla elétrica), que vulgarmente são apelidadas por "Lili Caneças".
Alfarelos é uma freguesia que pertence ao concelho de Soure e distrito de Coimbra, embora ferroviariamente, fique situada na vizinha freguesia de Granja do Ulmeiro. A sua estação ferroviária que se localiza na Rua da Estação, denonima-se por Alfarelos/Granja do Ulmeiro, ficando já no extremo do concelho de Montemor.
Esta estação é um interface das Linhas do Norte e do Oeste, possuindo ainda instalações da "Refer" (Redes Ferroviárias) e outras infra-estruturas que fazem com que haja bastantes composições de carga.
Após duas horas passadas, retomamos outro "regional" que provinha da Figueira e parava em todas que nos deixou novamente em Coimbra-B (onde se conseguiu fazer pouca fotografia, dado o pouco tempo disponível), para de imediato se tomar o "intercidades" que correspondia à circulação 523 e tinha a partida daquela estação pontualmente às 11h33 e que nos deixou no ponto de partida.
Dois ou três agradecimentos especiais; primeiro ao chefe da Estação Ferroviária de Alfarelos que nos permitiu livre circulação pedonal por entre linhas, travessas e cascalho; o segundo para os revisores de todas composições pela sua simpatia e por último - quiçá o mais importante -- para o ilustre maquinista da composição "intercidades" que no fim da viagem, autorizou que o grupo fizesse fotografia aos comandos da locomotiva da série 5600.
Mais um passeio em que se chegou cansado, mas prontos a novas madrugadelas
Teixeira da Silva, AJ
texasselvagem
O Alfa-Pendular deixou-nos na Estação Ferroviária de Coimbra-B (velha). Os meus dois camaradas passeiam pela plataforma dos passageiros. Nesta altura estava o dia a nascer... |
Pintura num dos muros daquela estação. Atenção que isto não é "grafitti", mas sim arte! |
Sinal de alarme existente nas composições. O uso indevido é punido com coima, pois obriga a paragem brusca do comboio. |
Quando a composição estancar é favor carregar para abrir a porta. Quaisquer informações ligue para o 808 208 208. |
Foi a "UTE" (unidade tripla elétrica) com o número 2278 que nos deixou em Alfarelos/Granja do Ulmeiro e prosseguiu a sua marcha até à cidade da Figueira da Foz. |
Comecemos a trabalhar! O comboio internacional "Sud Express" de passagem, pois é "non-stop" em Alfarelos.. |
Frente da locomotiva número 6002 do operador "Takargo", que pertence ao grupo "Mota-Engil". |
Vagão fechado para transporte de mercadorias diversas e que pertence à empresa espanhola "Transfesa". |
Uma pequena rotunda, sem serventia, mas que estava completa. Servia para as vaporosas ficarem sempre com a caldeira virada para o sentido da marcha! |
Fileira de vagões fechados, para transporte de mercadorias diversas e que pertencem à operadora espanhola "Transfesa". Estes vagões estavam aparcados em linha de reserva. |
Em primeiro plano fileira de vagões para transpoorte de madeiras, que se encontravam engatadas à locomotiva "Takargo", vazios. Em último plano mais vagões fechados da "Transfesa". |
Vagão fechado do tipo "Us" afecto às "vias e obras". |
Vagão plataforma, aparcado em linha de resguardo, e também afeto às "vias e obras" que se encontrava carregado com algumas travessas e carris. |
Uma bomba de água, em razoável estado de conservação, mas sem qualquer utilidade. Foi fabricada pela Fábrica de Metalurgia de Massarelos, no Porto. |
Outra dresine aparcada em linha de resguardo, mas acoplada a duas vagonetas pela frente e outra pelas trraseiras(?). Todo este material pertence à "Refer". |
Uma pequena amostragem da quantidade de vagões fechados, para transporte de "mercancias" (mercadorias) diversas e que pertencem ao operador espanhol "Transfesa" |
Ora aí está a placa usual numa travessia ferroviária! Expliquem-me, por favor, como é que uma pessoa que seja surda, e cega consegue cumprir! |
Máquina de apoio às catenarias, que pertence à "Refer" e se encontrava "encaixada" (é este o termo) numa linha de resguardo. |
A cabine de condução da referida máquina. Pode-se ver VCC 101 e o símbolo da "Refer". VCC (veículo de controlo das catenárias). |
Placa colocada lateralmente na locomotiva da "Takargo" com a marca VOSSLOG, ano de fabrico (2008) e o número de série 2528. |
Estas locomotivas atingem a velocidade máxima de 120 quilómetros/ /hora e possuem seis rodados de cada lado e duas cabines de condução. |
Sinal original para indicar que acabou o carril...parece ser usual por estas bandas; pois na Estação Ferroviária da Pampilhosa também lá encontramos outro. |
No interior de uma carruagem do regional que nos devolveu a Coimbra-B. Marca da fabricante "Alstom", respetiva lotação (de pé e sentados) e também o número de série. |
Máquina do empreiteiro ferroviário "Somafel" aparcada em linha de reserva na Estação Ferroviária de Coimbra-B. |
Conjunto pertencente ao mesmo empreiteiro "Somafel" estacionado imediatamente a seguir à anterior e que serve para levantar os carris e espalhar o balastro. |
Antigo locotrator da série 1150, acoplado a um vagão plataforma sob o qual se encontra uma casinhota. Este material estava aparcado em linha de resguardo da Estação de Coimbra-B. |
Os comandos do locotrator atrás referido, com o respetivo extintor |
Afeto à área de instalações fixas. Obras metálicas! |
Vista geral da espalhadora de balastro pertencente à "Somafel"" |
Uma "lili caneças" com o número 2270, aparcada em Coimbra-B, agjuardando a entrada em funções. |
Nuna paragem muito breve, alguns azulejos existentes na Estação Ferroviária de Ovar (linha do Norte) e que representam as varinas e as peixeiras. |
Como a viagem de regresso foi feita na primeira carruagem, vê-se o pormenor do engate da locomotiva com a carruagem, cuja composição era formada por seis. |
O "intercidades" que nos trouxe de volta era tracionada pela locomotiva com o número 5606.7 da marca "Siemens". |
Publicidade à própria empresa ferroviária CP (Comboios de Portugal). |
Vista dos comandos da referida locomotiva. O grupo agradece a amável deferência do excelentíssimo maquinista! |
Painel e botões de comando... |
Velocidade máxima de 220 quilómetros/hora. Computador de bordo. |
Outra locomotiva da mesma série que tracionava agora um "intercidades" proveniente de Braga, com uma chamada de atenção para as passagens de nível. |
5 comentários:
Ola !!
Mais uma excelente viagem e um passeio para recordar apesar do frio cortante que estava em Alfarelos !!!! Domingo ?! destino...é favor escolher !!
Abraço
Luís
Teixeira mais uma série de fotos das nossas caçadas .
Que este ano de 2011 seja melhor ...
Vocês são um trio e pêras.
Cada um contribuindo com o seu blogue, com as suas fotos e os seus textos, estão e fazer história.
Que o ano de 2011 vos traga muita saúde, pois a resto como têm vindo a demonstrar não tem limites.
Um Abraço
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ prix cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ achat cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis roma
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ vente cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis dove comprare
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis
Enviar um comentário