Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

19 de abril de 2011

LINHA DO DÃO

* A "LINHA DO DÃO" foi uma ferrovia histórica de via estreita (métrica) situada no centro de Portugal. O serviço ferroviário de passageiros foi suspenso em 1988, enquanto que o de mercadorias o havia já sido em 1972; no entanto, a infraestrutura viária (carris, travessas e balastro) foi quase totalmente retirada até 1999. 
* Esta linha foi das primeiras vias-férreas de bitola métrica (via estreita) do nosso país. Inaugurada a 25 de Novembro de 1890, foi a primeira a atingir a cidade de Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. A sua construtora, a CN-COMPANHIA NACIONAL DE CAMINHOS-DE-FERRO, foi a mesma responsável pela construção da Linha do Tua, inaugurada em 1887. As semelhamças entre estas duas vias estreitas passam ainda pela partilha do mesmo engenheiro Dinis da Mota.
* Começando na estação de Santa Comba Dão, na Linha da Beira Alta, a LINHA DO DÃO passaria ainda por Tondela, atravessando as terras do Dão, até chegar à estação de Viseu. Aquando da inauguração da Linha do Vouga, ambas as linhas se encontrariam a poucos metros da estação de Viseu.
* Num breve período da década de 1970, a Linha do Vouga foi encerrada, dando-se como justificação desta decisão, o fato  das antigas locomotivas a vapor provocarem incêndios. Até à sua reabertura, após o 25 de Abril, com material a diesel - as célebres automotoras "Allan" - foi a linha do Dão quem continuou a garantir a Viseu a afluência de comboios e a sua ligação à restante rede ferroviária nacional.
* No mês de Agosto de 1972 o serviço de mercadorias foi encerrado. A linha do Dão viria a ser definitivamente encerrada em 25 de Setembro de 1988. Em 01 de Janeiro de 1990 seria a vez da Linha do Vouga ser encerrada pela segunda vez, entre Sernada do Vouga e Viseu, deixando esta capital de distrito com o título incómodo da "maior cidade europeia sem comboios". Entre 1997 e 1999 os carris foram levantados, bem como o balastro e as travessas, deixando o leito ferroviário sem mais nenhuma estrutura.
* A estação de Viseu - terminal partilhado pelas Linhas do Dão e do Vouga - viria a ser demolida alguns anos mais tarde, sendo erguida no seu espaço uma rotunda. Sobra do conjunto da estação apenas um inestético depósito metálico, sem qualquer utilidade e de conservação muito duvidosa.
* Parte da linha do Dão foi convertida recentemente em Ecopista, existindo atualmente em Vildemoinhos (terra natal do nosso Carlos Lopes) um posto de aluguer de bicicletas.
* Em Torredeita a população decidiu honrar a memória da Linha do Dão de forma diferente: foi reinstalado um pequeno troço com balastro, travessas e carris de uma ponta a outra da estação, e depositada aí uma locomotiva a vapor (1).
* Está já em construção, uma ecopista em todo o traçado da Linha do  Dão.
* Este projeto, feito no âmbito de uma parceria entre os municípios servidos pela linha (Santa Comba Dão, Tondela e Viseu), prevê o restauro de todas as estações, apeadeiros e restantes obras de arte da linha, assim como a instalação de iluminação pública ao longo de toda a ecopista.
* Prevê-se que a ecopista esteja totalmente concluida no decurso do ano de 2011.

NOTA DO AUTOR:

(1) O material que lá se encontrava (locomotiva a vapor e uma antiga carruagem de madeira) desapareceram para parte incerta, sendo certo que era o "Rancho Folclórico de Torredeita" que estava incumbido da guarda do material.



Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".   

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger