A rotina de uma manhã de domingo, sem chuva.
Na ausência de motivos que obstassem à habitual reunião dos "carolas", o trio resolveu encontrar-se junto da Estação Ferroviária de Ermesinde, seguindo em viatura para plena via, junto ao apeadeiro de Cabeda, lugar que pertence à freguesia de Alfena, do concelho valonguense; colocando-nos estratégicamente na Ponte dos Sete Arcos. Claro que aos domingos de manhã as composições não são muitas, mas o local tem bastante sombra, pelo que convida a um pouco de descanso.
Sabendo antecipadamente os horários das composições, resolveu-se vir até ao "nosso pequeno santuário" de comboios; a Estação Ferroviária do Porto/Contumil e instalações da EMEF (Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário) na parte que se encontrava franqueada e onde se acaba por ver um manancial de locomotivas, automotoras e carruagens.
Como desta vez vim a abrir o percurso entre Ermesinde e Contumil resolvi pregar uma partida ao "el comandante", tendo a consciência que ela seria inofensiva. Assim, vinha pela Circunvalação, virando para a Rua da Ranha e atravessando um pequeno (e apertado) túnel sob a Rua Nau Vitória. Embora viesse com os vidros fechados, por via do ar condicionado, consegui ouvir o nome que ele me chamou quando verificou que tinha de meter o seu precioso "Maseratti" naquele beco! Fica a promessa de não o voltar a fazer, embora soubesse que o bólide não o desiludaria.
E pronto, vai mais um corropio de fotos (como se diz lá para os lados das Beiras) que espero gostem e comentem (aceitando todas as críticas que visem uma melhoria pela minha parte).
Ao amigo João, o meu pedido de desculpas pela partida...ou pelo susto!
Vista parcial exterior do edifício ferroviário, que como os demais, pertence à "Refer" (Redes Ferroviárias). |
Esta "UTD" (unidade tripla diesel) da série espanhola "Camello" provinha da Estação do Peso da Régua e prossegiu a sua marcha até à Estação do Porto/São Bento e tinha a numeração 059M. |
O comboio "areeiro" tracionado pela locomotiva eletrica da marca "Siemens" com o número 4711, passa sobre a "Ponte dos Sete Arcos" a caminho do entreposto de Irivo, na Linha do Douro. |
Vista do viaduto, no sentido de Norte/Sul e que antecede o apeadeiro de Cabeda. |
Uma "UME" (unidade múltipla elétrica) da série 3400, atravessando a "Ponte dos Sete Arcos" a caminho da Estação Ferroviária de Braga. |
Se quiserem ter a maçada de os contar, verificam que, efetivamente, a Ponte tem sete arcos em pedra e serve para a circulação no sentido de sul para norte. |
Estou em cima da dita Ponte dos Sete Arcos. |
Velocidade máxima neste troço de noventa (90) quilómetros/hora, uma vez que é uma zoma onde existem caminhos fazendeiros. |
Confundem-se com os pedregulhos...mas que eles estão lá, estão! É só descobri-los...(quem?) |
Estavamos colocados ao quilómetro 5 da Linha do Douro. |
E pronto, eis-nos chegados a Porto/Contumil. A locomotiva 1437 aguarda por algum trabalhinho! |
Estas já começam a ser uma relíquia. A locomotiva elétrica da marca "Alstrohm" com o número 1944, sem qualquer serviço. |
A carruagem pertencente a uma composição espanhola "camelo" com o número de registo 9-592-083-0, que havia sofrido um descarrilamento na Linha do Douro. |
A cabine de condução da referida carruagem que tem o número 083M, já pronta a circular. |
Várias locomotivas da marca "Bombardier" encabeçadas pela número 1965. Ao lado carruagens fabrico "sorefame", série 0600. |
A única (!) locomotiva a diesel da série 1400 pintada na côr azul e que já não presta qualquer serviço. |
A locomotiva da foto anterior tem o número 1453. Em primeiro plano carruagem da marca "Fiat" que integrava o célebre comboio "foguete". Aqui as cores foram alteradas para ser um comboio de socorro. |
Como despedida...aí está a cabine de condução da locomotiva diesel número 1453, que tão boa conta deu de si... |
Várias carruagens de madeira que irão integrar o "comboio histórico" que começará a circular no mês de Maio (?), entre a Régua e o Tua.. |
A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0457 a aguardar por melhores dias. |
Uma composição "UTD" (unidade tripla diesel) da série 0600 que também aguarda alguma decisão sobre o seu futuro. |
Os comandos da referida composição da foto anterior. Ela estava completamente franqueada. |
Composição "Alfa Pendular" com o número 4004 estacionada na seção dos "Alfas". Estas composições são as que atingem maior velocidade nas linhas portuguesas, o máximo de 240 quilómetros/hora. |
As atuais coqueluches da ferrovia portuguesa. Os "alfas" e as locomotivas elétricas da série 5600 da marca "Siemens". |
A locomotiva elétrica com o numero 5611.7, encabeçando um "intercidades" com destino a Lisboa; com paineis publicitários na parte lateral. Sinais do tempo de crise... |
Já nos havíamos cruzado com ela em plena via, perto de Cabeda. Depois de descarregar a areia em Irivo, ei-la de regresso. |
Duas composições "alfa-pendulares" intercaladas com outra do "intercidades". |
As "UTD" (unidades riplas diesel) da série "camello" são "non-stop" na Estação de Contumil. Esta tinha como destino a Estação Ferroviária do Peso da Régua. |
O "el comandante" junto a duas irmãs gémeas da série 0450, pensando...deixa-me ver se consigo esconder-me destes dois gajos que são como "sarna" (cola-se...e não despega). |
Pronto...só um bocadinho de sucata! Creio que o vagão castanho já tem dono e irá ser remodelado(?). |
Um vagão plataforma alto. Desconheço a sua finalidade.... Mas, como está, não terá grande utilidade, a não ser para arrumações. |
1 comentários:
Mais uma caminhada pela ferrovia que se traduziu numa mão cheia de boas fotografias !!! Para Domingo próximo há mais.
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