RAMAL DA FIGUEIRA DA FOZ
* Como canta a nossa querida Mónica Sintra "...afinal havia outra..." Pois, alguém me chamou a atenção - e muito bem - que sabia da existência de mais um ramal ferroviário encerrado à circulação; obrigando-me a compulsar novamente a minha biblioteca, tendo descoberto a verdade.
* O "RAMAL DA FIGUEIRA DA FOZ" é uma ferrovia situada no centro-oeste do nosso país. Liga a Estação da Figueira da Foz (que também serve como termo da Linha do Oeste) à estação da Pampilhosa (na interseção das Linhas do Norte com a da Beira Alta), numa distância total de 50,40 quilómetros. Deste ramal faz parte o túnel de Alhadas com a extensão de 519 (quinhentos e dezanove) metros.
* Este ramal fazia inicialmente parte da Linha da Beira Alta, tendo sido oficialmente diferenciado desta última, na década de 1990; a continuidade da via, permitindo a passagem nos dois troços sem inversão de marcha na Pampilhosa, havia eliminada muito antes.
* Este ramal começou a ser construido em 10 de Agosto de 1880, mais tarde do que a Linha da Beira Alta, cuja construção havia sido iniciada em 03 de Outubro de 1878. A Companhia dos Caminhos-de-Ferro da Beira Alta (CCFBA) foi a empresa construtora, cabendo ao técnico francês Duparchy a orientação dos trabalhos.
* Construido numa só fase, este ramal foi inaugurado em 03 de Agosto de 1882, conjuntamente com a Linha da Beira Alta, da qual fazia parte, e contou com a presença de El-Rei Dom Luiz e da família real na viagem inaugural desde a cidade da Figueira da Foz até à fronteira de Vilar Formoso.
* Uma das séries mais frequentes a cumprir serviço neste ramal foi a 0300 (Allans originais).
* Em 2007, ocorreram algumas obras de beneficiação com carril proveniente do estinto Ramal da Lousã, principalmente no Túnel das Alhadas. No entanto, em 05 de Janeiro de 2009, o ramal foi totalmente encerrado ao tráfego ferroviário por motivos de segurança (?); encontrando-se a via bastante degradada em toda a sua extensão. As obras de reabilitação orçadas em 18,3 milhões de Euros, deveriam ter tido início em Novembro de 2010 - o que não aconteceu - e a sua conclusão seria em meados de 2011, com possibilidade se atingirem velocidades até noventa quilómetros/hora.
* Porém, em Janeiro do corrente ano, este projeto ainda não tinha sido iniciado, o que levou um partido político a questionar o Governo sobre os prazos de execução da obra, além de dois deputados desse partido, terem recordado o fato de a Rede Ferroviária Nacional ter declarado à Câmara Minicipal figueirense que esta ligação seria reaberta durante o corrente ano de 2011. Até aos nossos dias, tudo está parado com as instalações (estações e apeadeiros) a darem mostras do abandono.
Compilado por "texasselvagem" em Gondomar.
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