RAMAL DE MORA
* Como habitualmente tenho efeito para as anteriores histórias, vou-me valer de ferramentas livres e de algumas publicações do meu acervo, para vos falar sobre as linhas e ramais ferroviários portugueses, que já não se encontram em funcionamento, pelas mais díspares razôes.
* Assim, o "RAMAL DE MORA" é um ramal ferroviário português de cerca de sessenta (60) quilómetros, que liga a cidade de Évora à vila de Mora, servindo várias povoações dos concelhos de Évora, Arraiolos e Mora.
* A sua construção foi motivada pela necessidade de fazer escoar os produtos agrícolas da zona norte do distrito de Évora para a capital do distrito e posterior envio para Lisboa.
* A linha foi inaugurada em 11 de Julho de 1908. O projeto inicial previa a continuação da linha até Ponte de Sor, ligando-se aqui, à Linha do Leste, o que não se chegou nunca a concretizar.
* Esta linha servia também para fazer o transporte dos produtos da então famosa "Fábrica dos Leões" - indústria de produtos e massas alimentícias - situada mesmo junto à linha, em Évora.
* A escassez de passageiros e mercadorias foi a razão apontada para a desativação definitiva da linha em 1990, no seguimento de igual justificação para o encerramento das várias centenas de quilómetros de via-férrea encerrados entre os anos de 1987 a 1992. O que é um fato é que os horários eram poucos e desajustados, afastando os utentes que foram obrigados a procurar outras alternativas. Poucos anos depois os carris foram removidos.
* Em 2005, a Câmara Municipal de Évora aproveitou o espaço desta antiga linha férrea para fazer uma ecopista destinada a peões e bicicletas (muito em moda nos nossos dias).
* Igual projeto de reaproveitamento está na mente dos municípios vizinhos de Arraiolos e Mora, o que poderá limitar, desta forma. a afluência de visitantes a uma região que conta como ex-libris os tapetes de Arraiolos e o Fluviário de Mora, região esta na cauda da afluência de visitas em Portugal talvez graças à escassez de oferta de mobilidade em atividades que dinamizem o turismo.
Compilação em Gondomar, por "texasselvagem".
0 comentários:
Enviar um comentário