LINHA DO VALE DO LIMA
* Continuando com a tarefa a que me propuz de lembrar linhas ferroviárias já extintas ou que nunca sairam do papel, com a ajuda de várias ferramentas que estão ao meu dispor, vai mais uma achega; considerando que os títulos correspondem sempre à designação oficial.
* A "LINHA DO VALE DO LIMA" teria sido uma ferrovia, em via estreita (métrica), que ligaria a cidade de Viana do Castelo a Ponte de Lima e à linha de Braga a Monção, numa extensão aproximada de 21 (vinte e um) quilómetros.
* A 28 de Maio de 1930, foi aprovada, pelo Decreto-Lei número 1890 (Plano Geral da Rede Ferroviária do Continente), a construção desta linha, em via reduzida (bitola de 1000 milimetros).
* As obras de construção foram iniciadas, foi terraplanado o percurso e procedeu-se ao assentamento de material ferroviário, travessas, balastro e carris. Entretanto, a falta de financiamento e a concorrência das rodovias, entre outras, levou à paragem do projeto, ordenado por despacho ministerial de 31 de Dezembro de 1936. O material ferroviário foi vendido a uma empresa espanhola. Desconhece-se, por completo, se terá existido, dado o avançado das obras, material circulante; sendo, no entanto, certoque nenhum comboio chegou a circular naquela linha.
* A 22 de Julho de 1962, pelo Decreto-Lei número 4780, a linha é desclassificada do PGRFC (Plano Geral Rede Ferroviária do Continente), libertando - como diz o próprio decreto - de condicionamentos ferroviários as zonas abrangidas pelo traçado daquela linha.
* A linha saía de Viana do Castelo, o percurso seguia, pela margem direita do rio Lima até à freguesia de Arcozelo, em Além da Ponte, local situado em frente da hoje vila de Ponte de Lima.
* Apesar do quase total desaparecimento do que havia sido construido, restam ainda alguns vestígios da LINHA DO VALE DO LIMA. O leito da linha é, ainda hoje, visível ao longo da estrada nacional que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima. As ruas de São Vicente, da Igreja e da Linha do Vale do Lima, todas na cidade de Viana do Castelo, foram construidas aproveitando o leito da linha.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
0 comentários:
Enviar um comentário