Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

10 de abril de 2011

Instalações oficinais de Gatões, da EMEF

Vou começar pelos agradecimentos que são mais do que merecidos aos ilustres Engenheiros Carlos Machado e Jorge Airosa da EMEF de Contumil, que intercederam junto dos colegas Engenheiros Luís Maia e António Manuel das instalações oficinais da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) que se situam no lugar de Gatões, freguesia de Guifões do concelho matosinhense.
Hoje de tarde, dia 07 foi-me concedida a honra de entrada nas instalações e fotografar o que me interessasse. Aqui deixo também um agradecimento ao funcionário Senhor Silva (penso eu) que me ilucidou em algumas dúvidas, enquanto me acompanhava na sessão fotográfica. Como não ia atrás de sucata, abstive-me de a procurar e só fiz fotografia áquilo que efetivamente julguei ter algum significado.
Propositadamente não fotografei as carruagens "sorefame" da série 0600 (que lá se encontram em número elevado), nem o material danificado por acidente e as já sobejamente conhecidíssimas "UTD" espanholas da série "camello". Não me alonguei muito, mas fiquei a saber que as ex-UDD com os números 0459 e 0461 estão a ser beneficiadas para integrarem um "intercidades" algarvio. Igualmente me foi confirmado - o que já se sabe - as "unidades triplas diesel" da série espanhola "camello" são uma desilusão...a vários níveis (não me atrevo a dizer que tenha sido um mau negócio o seu aluguer).
Como me restava ainda uns minutos e estando informado da passagem de vários comboios de mercadorias pela Estação do Porto/Campanhã, no regresso, por lá passei (e diga-se em muito boa hora).
Com as restrições solicitadas (que para mim ficarão guardadas) é com eivado prazer que compartilho convosco a produção de quatro horas de uma tarde de calor tórrido.


A automotora "Allan" número 0359 (alface) está pronta a seguir
o destino, que jamais será a Estação Ferroviária de Serpins, no
ramal da Lousã.

Locotrator da série 1000, um pouco cercado de heras e silvas. Já
não prestam quaisquer serviços, pois foram substituidos pelos
da série 1150 (Sentinel).

Locomotiva de via estreita, e a diesel, que operou nas linhas do Tãmega, do
Corgo e do Tua. Hoje nada mais são que material histórico.
Pormenor digno de registo é que as linhas exteriores são todas
algaliadas (tanto funcionam como bitola métrica como ibérica). 

Ora aí está a traseira do locotrator da série 1000, neste caso o
número 1002. Igual a este encontra-se um exemplar nas
instações da APDL, em Leixões. 

Antigo vagão cisterna que serve para transporte de
gasóleo verde (menos poluente que o normal).
Serve apenas como depósito, pois na linha em que está não
pode circular.

Uma parte da UDD (unidade dupla diesel) com o número 0461
sobre o elevador para ser beneficiada e transformada em
carruagem para integrar um "intercidades" algarvio.

A cabine de condução da ex-UDD número 0459, já prestes a sair das
instalações de manutenção. Serão assim que as duas irão ficar para
integrar o tal "intercidades" algarvio.
Lembremo-nos que estas automotoras circularam durante longos
anos da Linha do Minho, pintadas de azul e com o símbolo da
CP em vermelho.

Locomotiva a vapor de via métrica com o número 207 num pedestal
existente no interior das instalações.
A irmã gémea encontra-se a apodrecer na Estação Ferroviária do Tua.

Vista lateral da mesma locomotiva que possui quatro rodados
motrizes. Embora incapaz de circular, encontra-se num razoável
estado de conservação!

Cabine de condução daquela locomotiva, vendo-se a respetiva
caldeira para o carvão.
Não sou maquinista, mas parece-me não haver muita falta
de peças na cabine.

Pronto...para ficar completa só faltava a traseira.

A locomotiva "Bombardier" com o número 1971 que parou na linha 9
da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã, prosseguindo a sua
marcha para o Poceirão e tracionando catorze vagões "Ealos"
vazios.

Aí val ela, em pleno esforço de tração. Note-se no canto superior
esquerdo o fumo que a mesma provoca, quando inicia a tração.

Luz vermelha no vagão da cauda. Neste caso era o décimo-quarto...
e ainda sei contar...até trinta! 

A locomotiva da marca "Siemens" com o número 4704 que parou
na linha 10 (de reserva), tracionando uma longa fila de
vagões plataforma vazios, que não me foi 'possível contar, pois o
seu comprimento ultrapassava a plataforma. 

Só para fazerem ideia do comprimento...

A "UTE" (unidade tripla elétrica) com o número 2268 que proveio
da Estação de Porto/São Bento, estacionou na linha 9, para
prosseguir a sua marcha até à Estação Ferroviáária da Granja, na
Linha do Norte. Ao lado os vagões plataforma.

...E os vagões plataforma continuam!

A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0454 que iria iniciar
o seu percuso até à Estação Espanhola de Vigo. (Linha do
Minho, via fronteira de Valença)

Esta composição foi "non-stop" em Campanhã e eu estava na
plataforma oposta. A locomotiva elétrica da marca "Siemens"
com o número 4723 tracionando vinte cimenteiros. 

...Aí vão os "cimenteiros" a uma velocidade reduzida.


Para terminar a dresine que pertence à "Refer" (Redes
Ferroviárias), mais as suas duas vagonetas no local
habitual, linha de topo, junto à Rua do Freixo.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger