RAMAL DE VILA VIÇOSA
* O "RAMAL DE VILA VIÇOSA" é um antigo ramal ferroviário, que ligava as localidades de Vila Viçosa a Estremoz. Com cerca de dezasseis (16) quilómetros de extensão, este ramal atravessava os concelhos de Estremoz, Borba e Vila Viçosa.
* Em 06 de Outubro de 1898, foi criada a então RÊDE FERROVIÁRIA AO SUL DO TEJO, um conjunto de planos para as várias linhas ferroviárias a realizar a sul de Portugal; um destes projetos contemplava a continuação da linha de Évora de Estremoz até Elvas, aonde iria entroncar com a linha do leste. No entanto, a construção da linha até Elvas foi contestada pelos militares, porque consideravam que seria prejudicial à defesa do país.
* Um decreto publicado em 19 de Junho de 1902 ordenou que fossem criadas duas comissões para o planeamento e construção das linhas da Rede Complementar ao sul do Tejo, tendo uma delas se debruçado sobre, entre outros troços, a ligação entre Estremoz e Vila Viçosa.
* A construção do troço entre Estremoz e Vila Viçosa foi autorizada em 28 de Novembro desse mesmo ano, podendo as obras começar após o projeto ser aprovado; este plano apresentava uma linha com cerca de 24 (vinte e quatro) quilómetros de extensão, de construção fácil, que saía da antiga estação de Estremoz (renomeada para Ameixial após a inauguração da nova estação), e detinha uma segunda estação para esta localidade, e estações em Borba e Vila Viçosa. A autarquia de Vila Viçosa providenciou, para o projeto, dez contos de réis, e todas as expropriações que fossem necessárias dentro do concelho; enquanto que a autarquia de Borba apenas tratou das expropriações; nesta data, também se esperava auxílio financeiro da parte das Câmaras de Estremoz e Alandroal, através da atribuição de subsídios. O projeto, e o respetivo orçamento, no valor de 299.000 réis, foram aprovados pelo estado a 29 de Novembro.
* O estado ordenou, a 01 de Julho de 1903, que a construção deste troço tivesse o apoio fincanceiro do Fundo Especial dos Caminhos de Ferro do Estado e, em 10 de Setembro de 1903, que as obras se iniciassem de imediato. Em 17 de Novembro do mesmo ano e a 15 de Janeiro de 1904, tiveram lugar vários concursos para a execução de terraplanagens, e construção de obras de arte neste troço.
* A 02 de Abril de 1905, o estado aprovou o projeto e o respetivo orçamento para a construção do Apeadeiro dos Arcos. Nesse mês, o ramal já se encontrava construido e, em Julho, uma comissão técnica examinou o ramal, desde a antiga estação de Estremoz (Ameixial) até Vila Viçosa, tendo-o considerado em condições. A construção do ramal foi, geralmente, bastante fácil, sem quaisquer obras de arte de grandes dimensões, tendo apenas surgido algumas dificuldades no corte de uma trincheira, devido à dureza de uma pedra que a constituia; os materiais de via para o troço entre Estremoz e Vila Voçosa vieram por estrada, tendo saido utilizada uma zorra para o assentamento. Após a entrega do parecer da comissão, o estado ordenou, em 29 de Julho, que o ramal fosse, provisoriamente, aberto à exploração; sendo que a abertura oficial se deu três dias depois, a 02 de Agosto.
* O serviço de passageiros foi encerrado a 01 de Janeiro de 1990, tendo permanecido o tráfego de mercadorias. O Ranal foi, posteriormente, encerrado na sua totalidade, como se encontra nos nossos dias.
Compilação efetuada em Gondomar, por "texasselvagem".
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