Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

6 de abril de 2011

NOME DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VILA DAS AVES E SUA POLÉMICA!

* Com a devida vénia ao "Diário do Minho" vou transcrever a polémica existente há muitos anos sobre o nome da Estação Ferroviária de Vila das Aves.
* A polémica do nome da estação ferroviária de Vila das Aves é uma disputa antiga que divide os interesses daquela freguesia e da vizinha, São Tomé de Negrelos, ambas no concelho de Santo Tirso. Isto mesmo foi constatado com a abordagem da vida e obra do padre Joaquim Carlos de Lemos, durante a terceira sessão das Jornadas Culturais de Vila das Aves.
* Mais conhecido por Padre Joaquim da Barca - por causa do lugar onde nasceu, viveu e morreu - aquele sacerdote foi alvo de uma conferência exposta por Geraldo Coelho Dias, padre beneditino e professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Segundo o conferencista, o padre Joaquim da Barca viveu animado pela ideia de dignificar a sua terra e exortava tanto os responsáveis da Junta de Freguesia como o próprio povo "a darem as mãos numa cruzada de bairrismo" (sic). Ora, envolvido por esse seu amor a VILA DAS AVES , foi dado a conhecer aos participantes das jornadas culturais que aquele sacerdote esgrimiu, em vários artigos publicados no "Jornal de Santo Tirso" e no "Diário do Minho", contra o Padre António de Xisto, da vizinha e rival freguesia de São Tomé de Negrelos, a propósito do nome da estação ferroviária, a que chamavam - na altura - de Negrelos, quando esta sempre esteve situada em São Miguel das Aves.
* Este fato deixou os presentes admirados e, ao mesmo tempo, reforçados no seu bairrismo, hoje mais atual que nunca, uma vez que a freguesia não aceita que a nova estação - já concluida - que substituiu a antiga, volte a ter o nome Negrelos, mesmo que unido ao de Vila das Aves.
* Também agora, não no seio eclesial, mas ao nível político e social têm-se esgrimido razões para conservar a denominação dupla de Negrelos/Vila das Aves - tese reivindicada pela Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos -  ou para abolir Negrelos da estrutura ferroviária que sempre se situou em terras de Vila das Aves. Esta última posição tem por protagonista a Junta de Freguesia avense, que já mobilizou centenas de populares para defenderem essa opção.
* Ainda a este respeito, Geraldo Coelho Dias recordou "em 1932, relatava ele (Padre Joaquim da Barca) para o Diário do Minho, outra vez com uma pitada de sal de sabor bairrista, o primeiro encontro de futebol em São Miguel das Aves entre o Futebol Clube do Porto (campeão nacional naquele ano) e o Sport Clube de Guimarães, que terminou com a vitória dos portuenses por 7-0, desafio que muito animou a região; ora, também ali meteu a colherada para defender o nome genuíno da estação do comboio, como das Aves e não de Negrelos".
* Mostrando sempre "acrisolado bairrismo", o padre Joaquim da Barca foi também o autor da primeira monografia da sua terra, obra publicada em Outubro de 1953. 
* A paróquia deSão Miguel de Vila das Aves quis lembrar aquele arauto da terra nas jornadas culturais locais. No final da sessão, o presidente da Junta referiu que a autarquia estava a tentar resolver com os herdeiros do sacerdote a questão dos direitos de autor para poder reeditar a mesma monografia. Foi também proposto que a paróquia, com o consentimento da família,  colocasse no túmulo do Padre Joaquim da Barca - falecido em Setembro de 1968 - uma placa de merecida homenagem.  


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

2 comentários:

http://trains.smugmug.com/ 7 de abril de 2011 às 00:24  

Nesta estação existe paineis de azulejos do mesmo autor dos que estão em Contumil ...
Pode ser que um dia vamos lá ...

Luis 8 de abril de 2011 às 11:53  

Fica marcado para uma futura viagem !!

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger