Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

9 de abril de 2011

RAMAL DE VIANA-DOCA

* Continuam com a minha consulta a elementos disponibilizados livremente, as histórias sobre as linhas de caminho-de-ferro encerradas ou inexistentes. Desde já, peço a quem fizer o favor de me ler e que saiba mais alguma coisa sobre o que vai escrito que me contate, pois terei todo o prazer de suprir a falta.
* O "Ramal de Viana-Doca", que também chegou a ser conhecido por  "Ramal da Doca-Viana" foi um troço ferroviário, com uma extensão de 2,313 quilómetros em bitola ibérica, que ligava a Estação Ferroviária de Viana do Castelo (Linha do Minho) ao porto daquele cidade. Uma ligação ferroviária semelhante, o RAMAL DO PORTO DE VIANA, está planeada desde inícios da década de 2000(!).
* O ramal, que servia essencialmente para o transporte de mercadorias de e para o Porto de Viana do Castelo, materiais para os Estaleiros e de pessoas que trabalhavam nesses locais - que viajavam acomodadas ao pé da carga - foi inaugurado a 20 de Março de 1924 Este mesmo ramal, sem qualquer obra de arte no seu percurso, foi encerrado definitivamente no Verão de 1988.
* O ramal saía da estação ferroviária pela Linha do Minho (direção de Valença) e, cem metros depois, virava à esquerda na direção do litoral, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Agonia, mais à frente pelos Estaleiros Navais, terminando na doca do porto.
* Depois da sua total desativação, em 1988, o ramal, pela Resolução do Conselho de Ministros número 102/99, de 09 de Setembro, foi desafetado do domínio público ferroviário e os terrenos passados para a posse da Câmara Municipal de Viana do Castelo para reordenamento urbanístico e viário da zona. 



Compilação feita em Gondomar, por "texasselvagem".

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger