RAMAL DE VIANA-DOCA
* Continuam com a minha consulta a elementos disponibilizados livremente, as histórias sobre as linhas de caminho-de-ferro encerradas ou inexistentes. Desde já, peço a quem fizer o favor de me ler e que saiba mais alguma coisa sobre o que vai escrito que me contate, pois terei todo o prazer de suprir a falta.
* O "Ramal de Viana-Doca", que também chegou a ser conhecido por "Ramal da Doca-Viana" foi um troço ferroviário, com uma extensão de 2,313 quilómetros em bitola ibérica, que ligava a Estação Ferroviária de Viana do Castelo (Linha do Minho) ao porto daquele cidade. Uma ligação ferroviária semelhante, o RAMAL DO PORTO DE VIANA, está planeada desde inícios da década de 2000(!).
* O ramal, que servia essencialmente para o transporte de mercadorias de e para o Porto de Viana do Castelo, materiais para os Estaleiros e de pessoas que trabalhavam nesses locais - que viajavam acomodadas ao pé da carga - foi inaugurado a 20 de Março de 1924. Este mesmo ramal, sem qualquer obra de arte no seu percurso, foi encerrado definitivamente no Verão de 1988.
* O ramal saía da estação ferroviária pela Linha do Minho (direção de Valença) e, cem metros depois, virava à esquerda na direção do litoral, passando pela Igreja de Nossa Senhora da Agonia, mais à frente pelos Estaleiros Navais, terminando na doca do porto.
* Depois da sua total desativação, em 1988, o ramal, pela Resolução do Conselho de Ministros número 102/99, de 09 de Setembro, foi desafetado do domínio público ferroviário e os terrenos passados para a posse da Câmara Municipal de Viana do Castelo para reordenamento urbanístico e viário da zona.
Compilação feita em Gondomar, por "texasselvagem".
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