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Pensamentos no SilvaTexas

7 de janeiro de 2017

CURIOSIDADES CIRCULANTES

O COMBOIO JOANINHA

Talvez por ser progenitor de uma qualquer Joana, achei interessante compartilhar esta curiosidade ferroviária, que será do desconhecimento de muito boa e ilustre gente.

* O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios existiu, contudo teve duração efémera e, em nossos dias, não existem quaisquer vestígios dessa ligação ferroviária. A empresa foi inicialmente criada pelo Doutor Cerqueira Magro que era caraterizado por ter um espírito trabalhador e uma tenacidade feroz no tocante a tudo o que pensava realizar. Aquele médico, por alturas do ano de 1900, resolveu adquirir a  mata do Seixoso (na hoje cidade da Lixa), tendo lá mandado edificar um sanatório que um violento incêndio destruiu em grande parte no ano de 1904. Não cruzando os braços com aquele percalço, procedeu à respetiva reconstrução, agora edificando um prédio que o destinou a uma estância de repouso. Nos tempos que correm esse prédio ainda existe no coração da hoje cidade da Lixa, embora em estado precário, mas, creio, que esporadicamente servirá de habitação sazonal de familiares.
* Considerando a enorme afluência de visitantes e de alguns frequentadores e motivado pela escassez dos meios de transporte, o Doutor Cerqueira Magro terá apresentado um plano para a criação do "Caminho de Ferro" a um grupo de ricos proprietários dos concelhos de Penafiel, Lousada (à época Louzada) e Felgueiras, que de imediato se colocaram a seu lado, apoiando e desejando participar numa obra que iria conduzir aquelas regiões a um grau de prosperidade a que tinham direito pela sua riqueza natural e que estava pessimamente servida em termos de transporte coletivo de passageiros e, mesmo de mercadorias. O projeto avançou mas ,,, teve vida curta! Nove anos volvidos, cerca de 1923, a "Joaninha" - nome que foi atribuído ao comboio entre Penafiel e Lixa - deixou de circular. 
* Sem qualquer margem para dúvidas, poder-se-á dizer que o "Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa" se deve ao Doutor Cerqueira Magro, dado ter sido ele o iniciador da empresa, em conjunto com os capitalistas de Penafiel, Lous(z)ada, Lixa e Felgueiras, dado estes terem entregue somas valiosas para a concretização do ideal: a viação acelerada. Desta forma, a ferrovia entre Penafiel e a Lixa veio a ser, oficialmente, inaugurada em 16 de fevereiro de 1913; conquanto desde 10 de novembro de 1912 (dia de São Martinho) a composição já circulasse entre Novelas e Penafiel. Por esta altura, a companhia só possuía duas máquinas, a número 1, "Penafiel" e a número 2, "Lixa". Logo em junho de 1913 foram adquiridas, novas, outras duas, a número 3, "Louzada" e a número 4, "Seixoso". Posteriormente, vieram a ser adquiridas mais duas novas, a número 5, "Felgueiras" e a número 6 "Margarida".  Continuando a saga das inaugurações, o troço entre Felgueiras e Lixa foi solenemente aberto à circulação, na presença das Bandas Musicais dos Bombeiros Voluntários da Lixa e do Regimento de Infantaria 22, no mês de Setembro de 1914. Houve missa solene celebrada pelo senhor abade de Moura e fogo de artifício a cargo de uma pirotecnia de Viana do Castelo.
* O comboio da inauguração chegou à localidade da Lixa (hoje cidade) pelas 10h15, rebocado pela máquina "Seixoso". Os preços dos bilhetes de ida e volta (duas viagens) entre Penafiel e a Lixa era de 60, 50 ou 40 centavos, conforme as classes (primeira, segunda ou terceira) utilizadas. Com a inauguração deste troço ficaram  concluídos trinta e três quilómetros de ferrovia, assente no leito de estradas e caminhos, desde a cidade de Penafiel (Arrifana de Sousa ou Penafidellis) até à povoação da Lixa. A linha, toda ela do tipo americano, era percorrida em duas horas no sentido da Lixa, sendo que no sentido inverso, a viagem encurtava em dez minutos, tudo por causa das muitas paragens existentes ao longo do percurso e que serviam pequenos lugarejos. Finalmente, a estação terminal na Lixa localizava-se na freguesia de Borba de Godim, onde em nossos dias, existe uma urbanização que fica mesmo numa das entradas da agora cidade. Como já se referiu no início a ausência de vestígios que possam comprovar a existência deste caminho de ferro, é total.   

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