OS SESSENTA E DOIS (62) ANOS DE AUTOCARRO NO PORTO!
Autocarro de dois pisos da marca "Leyland" na Praça de Dom João Primeiro |
* Servindo-me de um livreto assinado por Henrique Dias e editado pelo STCP (Serviço de Transportes Colectivos do Porto) vou dar uma pequena achega para que a data não caia no esquecimento.
* A primeira encomenda foi de 15 (quinze) autocarros e isto para combater a deslealdade com outras empresas de camionagem que embora não estivessem autorizadas a fazer o transporte colectivo de passageiros dentro da cidade, com alguma conivência da autarquia, o iam fazendo (elas só estavam autorizadas a fazer o transporte de dentro para fora ou vice versa). Essa encomenda fora efectuada em 1946.
* No entanto, em Março de 1948 apenas dois se encontravam disponíveis. Isto não obstou a que no dia 01 de Abril daquele mesmo ano (uma quinta-feira) começasse a circular a carreira "C" que se iniciava na Avenida dos Aliados e terminava no Carvalhido, percorrendo as Praça e Rua da Trindade, Rua de Camões, Rua João das Regras, Rua Fonseca Cardoso, Rua Faria Guimarães (cruzamento com a Rua João Pedro Ribeiro - ZONA), Rua de São Dinis, Rua da Natária e Praça do Carvalhido. As carreiras eram de trinta em trinta minutos (com reforço nas horas de ponta) e começavam nos dias úteis às 8h30, sendo a àultima às 20 horas. Aos domingos e dias feriados a primeira começava pelas 10 horas, sendo que a última era às 21h30. As tarifas eram de um escudo para uma zona e escudo e meio para a totalidade.
* Estes autocarros eram da marca "Daimler" e carroçados por uma firma que estava sedeada em Ovar e como curiosidade tinham o volante à inglesa (do lado direito). Os passageiros estavam obrigados à lotação de 34 (trinta e quatro) lugares sentados, não podendo ninguém viajar de pé, sendo que na altura, cada um deles custou cerca de 1.000.000 (um milhão de escudos).
* Inicialmente estes eram pintados de amarelo, sendo que no ano de 1959, passaram a circular pintados de verde.
* Com a entrega dos restantes autocarros encomendados a STCP (agora, Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) dá início a mais três carreiras, além da já referida. Assim, em 01 de Junho começa a carreira "D" (Antas), em 24 daquele mês a carreira "A" (Foz do Douro) e em 23 de Outubro a carreira "E" para Paranhos, todas no de correr do ano de 1948.
* Apesar de o transporte colectivo de passageiros na cidade se ter iniciado com os carroções, os americanos, os eléctricos, os troleicarros, foram os autocarros que definitivamente tomaram conta daquele transporte.
* Finalmente, no ano de 1996 a frota da STCP era de 16 (dezasseis carros eléctricos), 562 (quinhentos e sessenta dois) autocarros e 25 (vinte e cinco) troleicarros, cujo futuro já estava traçado e previa a extinção completa destes.
* Com a devida vénia ao autor, os meus agradecimentos
Teixeira da Silva, AJ
2 comentários:
Boa tarde !
Não conhecia o seu blogue e gostei ! Parabéns pelos bons textos. Quem me indicou foi o Luis.
Abraço
Barbosa
Amigo Teixeira , a veia para a escrita continua e ainda bem ...
Continue que mantém a mente ocupada e não pensa nos dias negros que nos esperam !!!!!
Um abraço
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