COMPANHIA CENTRAL PENINSULAR DOS CAMINHOS-DE-FERRO DE PORTUGAL
* A "COMPANHIA CENTRAL PENINSULAR DOS CAMINHOS DE FERRO DE PORTUGAL" (abreviadamente conhecida como "Companhia Peninsular"), foi uma empresa ferroviária portuguesa, que construiu o troço entre Lisboa e o Carregado, na Linha do Norte. Foi constituida por Hardy Hislop em 1852 e teve uma duração efémera, pois foi extinta em 1857.
* (Do seu logotipo, em que aperece uma locomotiva a vapor com o respetivo tender e um furgão, na parte superior aparece o nome da companhia, emquanto que na parte inferior, aparece o nome escrito em inglês; "Central Peninsular Railway Company of Portugal).
* Em meados do século XIX, o estado procurou construir um caminho-de-ferro entre Lisboa e Espanha; tendo um empresário britânico, Hardy Hislop, apresentado um projeto para esta ligação. Entre 06 de Maio e 31 de Julho de 1852, o então ministro da Fazenda (equiparado ao atual Ministro das Finanças), Fontes Pereira de Melo, instutuiu um concurso parta a construção do primeiro troço desta ligação ferroviária, entre Lisboa e Santarém; a concessão foi entregue, de forma provisória, à "Companhia Central e Peninsular dos Caminhos-de-Ferro em Portugal", que tinha sido fundada por aquele cidadão inglês e, financiada, maioritariamente, por capitais ingleses. O contrato definitivo foi assinado em 11 de Maio do ano seguinte (1853), tendo as obras começado no dia 17 de Serembro do mesmo ano.
* Porém, em 05 de Serembro de 1855, as obras foram suspensas, devido a conflitos entre a companhia e o principal empreiteiro, Waring Brothers & Shaw, pelo que o governo tomou posse das obras no dia seguinte, retirando a concessão à companhia. Em Janeiro do ano seguinte (1856), o professor B. Wattier chega a Portugal, para dirigir as obras; tendo, entretanto, o governo tentado chegar a acordo com os empreiteiros, sem sucesso. Assin, a ligação ferroviária aré ao Carregado foi inaugurada em 28 de Outubro de 1856 (considerando-se esta ação como os primórdios do caminho-de-ferro português).
* Apesar de o caminho-de-ferro ter chegado ao Carregado, e do apoio do estado, a Companhia continuava com várias dificuldades financeiras e técnicas, o que provocava frequentes interrupções nas obras; verificando-se, por isso, a impossibilidade da chegada da ligação ferroviária até Santarém em Setembro de 1857m como tinha sido estabelecido pelo contrato, pelo que o estado suspendeu (a título definitivo) o contrato com a companhia nesse ano, e negociou com o engenheiro e o empresário britânico, Samuel Morton Peto, a formação de uma nova empresa.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses () são da responsabilidade do autor e só a este veinculam;
O tetxto encontra-se escrito segundo as novas normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
FONTES: O autor contou com a preciosa ajuda da "wikipédia, livre" e de várias publicações do seu acervo.
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