Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

2 de junho de 2011

SOCIEDADE ESTORIL!

* A "SOCIEDADE ESTORIL" foi uma empresa portuguesa, conhecida por ter emprendido a eletrificação e a exploração da Linha de Cascais.
* Foi formada em 1905 por FAUSTO (Cardoso) DE FIGUEIREDO (Baraçal, Celorico da Beira, em 17.Setembro.1880; Estoril, em 05.Abril.1950), com o objetivo de dinamizar as potencialidades turísticas da região do Estoril.
* Em 07 de Agosto de 1908, é assinado um contrato com a "Sociedade Estoril", para a adaptação da Linha de Cascais à tração elétrica e exploração da mesma.
* Em 19 de Março de 1920, os ferroviários da empresa entraram em greve, para a obtenção de aumentos salariais, e, em 04 de Fevereiro de 1922, voltaram a entrar em greve, como protesto pelo despedimento de onze (11) trabalhadores, que contestaram a lei das oito (8) horas de trabalho diárias (ainda se copia o "modus-operandi" de há mais de oitenta anos).
* A tração elétrica da Linha de Cascais foi inaugurada em 15 de Agosto de 1926, tendo sido a primeira linha ferroviária em Portugal a adotar a tração elétrica. No entanto, esta tração elétrica só foi aplicada definitivamente a 22 de Dezembro daquele mesmo ano.
* Nessa altura, esta companhia era, devido ao seu material circulante, técnicas utilizadas e exploração, considerada uma das mais modernas em termos ferroviários no país.
* A 01 de Janeiro de 1943, foi publicado o Decreto-Lei número 32.192, que aplicava o regime de abono de família aos ferroviários ao serviço de, entre outras empresas, a Sociedade Estoril.
* Em 31 de Março de 1951, deu-se a "TRAGÉDIA DA GIBALTA", um acidente ferroviário na Linha de Cascais que fez vários mortos e feridos, destruindo uma unidade de material circulante. A empresa organizou um sistema de transporte alternativo (à semelhança do que é feito nos nossos dias!) enquanto a linha esteve bloqueada, de modo a minimizar os problemas de circulação motivados por este triste acidente.
* A "Sociedade Estoril" deteve a gestão da exploração na Linha de Cascais até 13 de Dezembro de 1976, data em que terminou o contrato de arrendamento. A 01 de Janeiro do ano seguinte (1977), a Sociedade já tinha sido extinta, tendo todos os funcionários passado para a "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses".

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

FONTES: Excertos de diversas publicações do acervo do autor.
NOTAS: Texto escrito segundo as atuais regras do novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger