COMPANHIA DOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES DA BEIRA ALTA
* A "COMPANHIA DOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES DA BEIRA ALTA" (abreviadamente conhecida como "Companhia da Beira Alta"), foi uma empresa portuguesa, que construiu e explorou a Linha da Beira Alta. Foi formada no ano de 1878 e integrada na "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses", ano ano de 1947.
* No ano de 1901, esta companhia apresentou ao governo uma proposta para um novo regulamento de circulação ferroviária nas suas linhas.
* No final da década de 1920, o Engenheiro Duarte Pacheco promoveu a aquisição, pelo Fundo de Desemprego, de grandes lotes de ações e obrigações, que se encontravam nas mãos de financeiros e especuladores, que detinham influência no conselho de Administração da Companhia da Beira Alta e noitras empresas ferroviárias. O Engenheiro procurou, desta forma, iniciar o processo de nacionalização das principais operadoras ferroviárias em Portugal.
* No ano de 1946, foi assinada a escritura para a transferência da concessão da Linha da Beira Alta (Pampilhosa, Guarda, Vilar Formoso), para a Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses; tendo a exploração iniciado-se no dia 01 de Janeiro do ano seguinte (1947).
* (Foi nesta linha ferroviária que aconteceu o pior desastre, de sempre, entre duas composições de passageiros, concretamente na localidade de Moimenta, Alcafache, entre as estações Ferroviárias de Nelas e Mangualde.)
Compilação em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses () são da responsabilidade do autor, só veiculando a sua opinião;
Testo escrito segundo as normas do atual Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa..
FONTES: Com a preciosa ajuda da "wikipédia, livre", o autor serviu-se de vária documentação do seu próprio acervo.
* No ano de 1901, esta companhia apresentou ao governo uma proposta para um novo regulamento de circulação ferroviária nas suas linhas.
* No final da década de 1920, o Engenheiro Duarte Pacheco promoveu a aquisição, pelo Fundo de Desemprego, de grandes lotes de ações e obrigações, que se encontravam nas mãos de financeiros e especuladores, que detinham influência no conselho de Administração da Companhia da Beira Alta e noitras empresas ferroviárias. O Engenheiro procurou, desta forma, iniciar o processo de nacionalização das principais operadoras ferroviárias em Portugal.
* No ano de 1946, foi assinada a escritura para a transferência da concessão da Linha da Beira Alta (Pampilhosa, Guarda, Vilar Formoso), para a Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses; tendo a exploração iniciado-se no dia 01 de Janeiro do ano seguinte (1947).
* (Foi nesta linha ferroviária que aconteceu o pior desastre, de sempre, entre duas composições de passageiros, concretamente na localidade de Moimenta, Alcafache, entre as estações Ferroviárias de Nelas e Mangualde.)
Compilação em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses () são da responsabilidade do autor, só veiculando a sua opinião;
Testo escrito segundo as normas do atual Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa..
FONTES: Com a preciosa ajuda da "wikipédia, livre", o autor serviu-se de vária documentação do seu próprio acervo.
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