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4 de junho de 2011

COMPANHIA NACIONAL DE CAMINHOS-DE-FERRO AO SUL DO TEJO!

*A "COMPANHIA NACIONAL DOS CAMINHOS-DE-FERRO AO SUL DO TEJO"  (popularmente conhecida como "Companhia dos Brasileiros"), foi uma empresa de origem portuguesa, que construiu e explorou as ligações ferroviárias entre o Barreiro, Setúbal e Vendas Novas.
* O governo português assinou, em 24 de Julho de 1854, um contrato com uma sociedade de empresários, para construir e explorar o Caminho de Ferro do Sul, uma ligação ferroviária entre a localidade de Vendas Novas e um porto na Margem Sul do Tejo, o qual seria ligado a Lisboa por carreiras fluviais. O estado iria apoiar este projeto pela atribuição de um subsídio de 7$880 por quilómetro construido (o que na época serua um incentivo muito bom...), além de assegurarem um fornecimento gratuito de madeiras e ainda, isentar a Companhia de todos os impostos, incluindo os sobre as máquinas, materiais importados e exploração. No mesmo ano, o ponto inicial foi estabelecido no Montijo, e depois alterado para o Barreiro. Para este fim, foi formada a "Companhia Nacional dos Caminhos-de-Ferro ao Sul do Tejo", tendo, em 06 de Dezembro de 1854, sido atribuida a concessão para a construção deste troço; os estatutos da companhia foram publicados a 06 de Fevereiro do ano seguinte (1855).
* Inicialmente, o ponto escolhido para a construção do porto fluvial recaiu sobre a localidade de ALDEIA GALEGA (actual cidade do Montijo), mas o local foi alterado para as proximidades do Barreiro, devido, entre outras razões, às melhores condições naturais oferecidas.
 * O primeiro troço do Caminho-de-Ferro do Sul, entre o Barreiro e Bombel (junto a Vendas Novas), foi inaugurado a 15 de Junho de 1857, urilizando uma bitola (distância entre carris) de 1440 milímetros. A ligação a Vendas Novas foi concluida em 01 de Fevereiro de 1861. No entanto, surgiram, desde logo, alguns conflitos entre o estado e a companhia, devido ao fato desta utilizar serviços normais em vez de expresso para transporte do correio, como teria sido previsto; por outro lado, o fato da Companhia do Sueste, que, desde 1860, tinha iniciado a construção da ligação entre Vendas Novas, Beja e Évora, utilizar uma bitola diferente, impossibilitava a passagem das composições, pelo que era indispensável efetuar transbordo de mercadorias e passageiros. Nesta altura, José de Salamanca  mostrou-se interessado em emprender e obter os direitos de construção do Caminho de Ferro do Sul, razão pela qual o rei Dom Pedro V, que nutria uma certa animosidade contra o empresário de origem espanhola, devido ao fato de este já controlar a construção das principais ligações ferroviárias portuguesas, comunica a esta empresa que a concessão só poderá ser alienada para o estado. A 01 de Fevereiro de 1861, foi concluida a construção do troço entre o Pinhal Novo e Setúbal, igualmente com bitola de 1440 milímetros.
* De forma a criar uma só entidade responsável pela construção e exploração da rede ferroviária ao Sul do Tejo, o estado procedeu à aquisição, entre Agosto e 05 de Setembro de 1861, desta companhia, tendo os bens e a concessão passado para a posse do estado; as vias e a concessão foram vendidas, em Abril de 1864, à Companhia do Sueste, que veio, posteriormente, a ser transformada na Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste.


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

FONTES: Excertos de punlicações do acervo do autor sobre o início da circulação ferroviária em Portugal e também "wikipédia livre".
NOTAS: Todos os parênteses () são da minha autoria e exclusiva responsabilidade,
               Texto escrito segundo as novas normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

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