COMPANHIA NACIONAL DE CAMINHOS DE FERRO!
* A "COMPANHIA NACIONAL DE CAMINHOS DE FERRO" (também conhecida pelas siglas "CN"), foi uma empresa ferroviária portuguesa, que construiu as Linhas do Tua e do Dão, e geriu as Limhas do Corgo e do Sabor (todas de bitola métrica).
* No mês de Fevereiro de 1902, o presidente geral da Companhia era JOSÉ MESQUITA DA ROSA, e a sede situava-se na cidade de Lisboa.
* O relatório referente ao ano de 1901 apresentou um balanço positivo, com o valor das receitas muito semelhante ao do ano anterior, mas com um ligeiro aumento nas despesas (era bom que assim fosse nos dias de hoje...)
* O segundo concurso para a construção e exploração do troço entre a Estação Ferroviária do Tua e Mirandela iniciou-se no dia 22 de Novembro de 1883; sendo a única proposta, apresentada pelo Conde da Foz, aprovada em 14 de Dezembro de 1884. O trespasse deste projeto para a Companhia Nacional foi autorizado num alvará de 01 de Outubro de 1885, que também publicou os estatutos da empresa; sendo que o mesmo alvará ainda autorizou, igualmente, o trespasse da construção e administração da Linha do Dão para a Companhia.
* A linha até Mirandela foi aberta à exploração em 29 de Setembro de 1887. Quando o concurso para a construção do troço entre esta localidade e Bragança foi aberto, a Companhia procurou obter, sem sucesso, apoio financeiro para este empreendimento, motivo pelo qual não se candidarou ao concurso; no entanto, no ano de 1903 veio a obter a concessão para este projeto, por parte do empresário JOÃO LOPES DA CRUZ, tendo a unauguração da Linha até Bragança tido lugar em 31 de Dezembro de 1906.
* A Linha do Dão foi inaugurada em 25 de Novembro de 1890, tendo esta companhia, em finais de 1901, requerido ao Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria o pagamento da garantia de juro, relativa ao excesso de extensão da Linha do Dão em relação ao previsto.
* No ano de 1927, a companhia dos "Caminhos de Ferro do Estado" foi integrada na "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses"; no entanto, devido à falta de capacidade que esta detinha para administrar as linhas de via métrica que passaram para a sua posse, veio a celebrar no dia 11 de Março de 1927, um contra0to que previa o arrendamento das Linhas do Corgo e do Sabor à Companhia Nacional. Um novo contrato foi assinado em 27 de Janeiro do ano seguinte (1928) que veio a confirmar o arrendamento.
* No ano de 1945, foi publicada a Lei 2008, que se destinava a melhorar a coordenação de transportes terrestres, através de, entre outras ações, da transferência de todas as concessões ferroviárias para a "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses", tendo a escritura da transferência da Companhia Nacional sido outorgada em 1946, entrando em vigor no dia 01 de Janeiro de 1947, data da extinção da "CN".
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses () são da responsabiloidade do autor;
O texto foi escrito segundo as normas do novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
FONTES: Publicações do acervo do autor,
Alguns panfletos sobre o centenário da Linha do Dão e do Tua editados pela CP e,
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