SÉRIE 5600!
* A "SÉRIE 5600" (mais conhecida por "Eurosprinter" ou "Siemens") é um tipo de locomotiva ao serviço das operadoras "Comboios de Portugal" e "CP Carga".
* Esta série, introduzida no ano de 1993 em Portugal como parte de um programa de modernização do material circulante da operadora "Caminhos-de-Ferro Portugueses", deriva das locomotivas 252 da RED NACIONAL DE LOS FERROCARRILES ESPAÑOLES (Renfe), que haviam entrado ao serviço no ano de 1991. Estas unidades, por sua vez, provêm das locomotivas E-120 e das automotoras "InterCityExpress", ambas ainda em circulação na Alemanha. Assim, estas locomotivas obéricas podem ser consideradas como antecessoras da família de material motor "Eurosprinter", na qual se incluem as locomotivas alemãs E-127 e E-121, e a italiana E-402, pois também tiveram por base as locomotivas E-120.
* Adaptadas de origem a uso universal, ou seja, tanto para composições de passageiros a elevadas velocidades como para pesados comboios de mercadorias, foram construidas por um consórcio luso-alemão da qual faziam parte as empresas "Siemens-Österreichische Bundesbahnen" (equipamentos elétricos), "Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co KG-Asea Brown Boveri Henschel" (equipamentos mecânicos) e o agrupamento português "Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas" (sorefame, já extinta).
* O contrato previa a construção de 30 (trinta) unidades, que seriam entregues ao ritmo de uma por mês; e, se necessário, o contrato já previa a extensão até às 48 (quarenta e oito) unidades.
* Foram oficialmente apresentadas ao público no ano de 1993, na Estação Ferroviária do Entroncamento; sendo que a locomotiva número 5601 encontrava-se, no mês de Junho do mesmo ano, adstrita ao depósiro daquuela estação, sendo utilizada para a realização de experiências e treino dos maquinistas.
* Nesse ano, já se encontravam ao serviço, semdo os primeiros serviços destas locomotivas a tração de composições de passageiros entre as cidades de Lisboa e Porto, e de mercadorias, transportando balastro e cimento; algumas foram, posteriormente, destacadas para serviços internacionais de passageiros e mercadorias, quando terminaram as obras de eletrificação na Linha da Beira Alta.
* Em 1994, ainda se encontravam a ser fabricadas várias unidades, nas instalações da "Sorefame", prevendo-se, nesse ano, a entrada desta série no serviço de transporte de carvão até à Central Termoelétrica do Pego (concelho de Abrantes), em substituição das locomotivas da série 1900. No ano de 1995, já se encontravam a assegurar este serviço, utilizando, frequentemente, o sistema de tração dupla, ou seja, duas locomotivas na mesma composição, a rebocar os respetivos vagões. Com este fim, as locomotivas foram equipadas com engates de garra, de um ripo semelhante ao utilizado nos Estados Unidos da América.
* No ano de 1993, a locomotiva 5601, tracionando três carruagens "Corail", bateu o recorde de velocidade ferroviária em Portugal, ao atingir 220 (duzentos e vinte) quilómetros/hora entre as Estações de Espinho e Avanca, na Linha do Norte.
* As princopais diferenças entre as locomotivas desta Série e as suas congéneres espanholas são o uso de monotensão e de apenas uma bitola nas locomotivas portuguesas, o que não seria viável em Espanha dado o elevado número de bitolas (distãncia entre os carris) e tensões utilizadas.
* Outras diferenças que podem ser encontradas entre ambas as séries são os tanpões de choque, que, nas portuguesas, são redondos, enquanto que nas 252 espanholas são utilizados pára-choques retangulares, e a forma de reentrância na caixa onde se situam os estribos para acesso à cabine de condução; no caso das portuguesas "5600" é retangular, ao invés das espanholas "252", que são mais pequenos e arredondados. O peso em ordem de marcha das "5600" também é inferior ao da sua congénere espanhola. Por fim, também foram reforçados, para as "5600", os apoios entre os bogies (rodados) e as caixas, sendo que o teto, os pantógrafos e as cabines são ligeiramente diferentes. Já os bogies, em ambas as séries, são praticamente idênticos, tal como a potência e os motores, do tipo trifásico assíncrono.
* Para estas locomotivas, foi criado um novo esquema de cores (vermelho e cinzento) que a operadora "Caninhos-de-Ferro Porrugueses" pretendeu utilizar no seu material motor a partir desta data, substituindo os tradicionmais tons de laranja e brancos. Também foi renovada a antiga tradição ferroviária de batizar o material circulante (motor), sendo que as unidades 5601, 5602, 5603 e 5604 receberam, respetivamente os nomes de Entroncamento, Porto, Lisboa e Aveiro.
FICHA TECNICA
a) - Números de série: 5601 a 5630 (inclusivé);
b) - Ano de entrada ao serviço: 1993 (mesmo ano em Portugal);
c) - Número de unidades construidas: 30 (trinta);
d) - Número de unidades operacionais: 29 (vinte e nove); uma abatida para sucata por acidente;
e) - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
f) - Disposição dos rodados: Bo'Bo';
g) - Diâmetro das rodas (novas): 1250 milímetros;
h) - Distância entre os tampôes de choque: 20,450 metros;
i) - Tipo de tração: elétrica;
j) - Tensão: 25 KV 50 Hz;
k) - Peso em serviço; 87 (oitenta e sete) toneladas;
l) - Potência total: 7560 cavalos (5600 Kw);
m) - Velocidade máxima: 220 (duzentos e vinte) quilómetros/hora.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTES: Publicações diversas do acervo do autor e
Vários folhetos sobre esta série de reprodução livre.
NOTAS: Texto escrito segundo as novas normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
* Para estas locomotivas, foi criado um novo esquema de cores (vermelho e cinzento) que a operadora "Caninhos-de-Ferro Porrugueses" pretendeu utilizar no seu material motor a partir desta data, substituindo os tradicionmais tons de laranja e brancos. Também foi renovada a antiga tradição ferroviária de batizar o material circulante (motor), sendo que as unidades 5601, 5602, 5603 e 5604 receberam, respetivamente os nomes de Entroncamento, Porto, Lisboa e Aveiro.
FICHA TECNICA
a) - Números de série: 5601 a 5630 (inclusivé);
b) - Ano de entrada ao serviço: 1993 (mesmo ano em Portugal);
c) - Número de unidades construidas: 30 (trinta);
d) - Número de unidades operacionais: 29 (vinte e nove); uma abatida para sucata por acidente;
e) - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
f) - Disposição dos rodados: Bo'Bo';
g) - Diâmetro das rodas (novas): 1250 milímetros;
h) - Distância entre os tampôes de choque: 20,450 metros;
i) - Tipo de tração: elétrica;
j) - Tensão: 25 KV 50 Hz;
k) - Peso em serviço; 87 (oitenta e sete) toneladas;
l) - Potência total: 7560 cavalos (5600 Kw);
m) - Velocidade máxima: 220 (duzentos e vinte) quilómetros/hora.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTES: Publicações diversas do acervo do autor e
Vários folhetos sobre esta série de reprodução livre.
NOTAS: Texto escrito segundo as novas normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
0 comentários:
Enviar um comentário