Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

6 de junho de 2011

Dias de greves ferroviárias e outros obstáculos...

Hoje, domingo, dia 05 de Junho, foi dia de eleições, pelo que eu fui cumprir o meu direito (melhor obrigação) cívico; após o que fui almoçar e jantar à custa do CDS (não é política...apenas "casa da sogra",) de onde regressei com a convicção de que (afora qualquer resultado eleitoral) eu ja tinha perdido! Perdi os meus melhores anos de juventude, perdi a infância, perdi a pachorra, perdi a paciência, perdi a lotaria e...será que as percas ficarão por aqui?
Sabendo que o meu particular amigo (ferroviário), o ilustre António Bento Feijó estava como chefe da Estação Ferroviária do Marco de Canavezes, fui até lá na ânsia de fotografar algum material e dar-lhe um merecido abraço. O abraço foi dado, ficou a promessa de novos encontros, mas material ...nada, nicles, zero; nem os vagões cerealíferos ou cimenteiros estavam lá. Bem, tinha de justificar a deslocação à freguesia de Rio de Galinhas, que é onde se situa a Estação Ferrloviária do Marco de Canavezes que serve a linha do Douro, e por lá passou (e parou) a UTD (unidade tripla diesel) da série 592, mais conhecida por "Camelos" que tinha como destino a Estação do Peso da Régua.

Parte dos vagões contentores, cuja composição ocupava todo
o cais da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã. Não os contei,
mas era aquele tipo de composição que não cabe nas nossas retinas.
Lembrar que isto foi em dia de greve, pois a foto foi tirada na
sexta-feira de manhã, dia 03, sendo que a composição aguardou
algum tempo na linha 10!

Ora aí está a "heroína". Locomotiva da marca "Siemens" com  o
número 4724 que tracionava todos aqueles vagões contentores.
Foi-me informado que iam vazios, provinham de Leixões e tinham
como destino a Plataforma Logística de Cacia e Porto de Aveiro.
Eu já me encontro fora da plataforma do cais...

No mesmo dia e na mesma estação, já após a partida da composição
anterior, em linha de resguardo uma "dresine" com duas vagonetas
acopladas. Este material pertence à "Refer" (Redes Ferroviárias).

E pronto...cá temos o edifício da Estação Ferroviária do Marco de
Canavezes, na linha do Douro, a partir daqui os meus sinceros
agradecimentos ao amigo António Feijó pela liberdade de movimentos
que me foi concedida.

A Estação Ferroviária do Marco de Canavezes que se situa na freguesia de Rio
de Galinhas, fica ao quilómetro 60 da Linha do Douro.

Linha e respetiva rede onde se efetuava a descarga de areia para uma escada
rolante que por lá ainda se encontra, mas sem qualquer utilidade.

O edifício que já serviu de "dormitório" para o pessoal, que hoje não
tem qualquer utilidade, mas que se encontra - pelo menos - em
rasoável estado de conservação.

A única composição que foi possível fotografar, dada a total ausência
de material circulante. UTD (unidade tripla diesel) com o número 007M
que prosseguiu a sua marcha aré à Estação do Peso da Régua, após ter
deixado dois ou três passageiros. 

Uma pequena obra de arte. O símbolo da "refer" desenhado em
plantas de jardim. Ben-haja a quem ainda zela pelo brio profissional.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger