COMPANHIA DOS CAMINHOS-DE-FERRO DO SUL E SUESTE!
* A "COMPANHIA DOS CAMINHOS-DE-FERRO DO SUL E SUESTE" (conhecida, abreviadamente, por Companhia do Sul e Sueste), foi uma empresa portuguesa extinta, cuja função era gerir várias linhas ferroviárias ao sul do Rio Tejo.
* Esta empresa veio a ser formada a partir da "Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Sueste", originalmente encarregada de unir, por via ferroviária as localidades de Beja e Évora, a Vendas Novas, onde se ligaria à rede de caminhos de ferro construida pela "Companhia Nacional dos Caminhos-de-Ferro ao Sul do Tejo até ao Barreiro". No entanto, as bitolas (distância entre os carris) das vias férreas utilizadas por ambas as operadoras eram diferentes, o que era um forte entrave à continuidade da circulação das composições. O governo, para resolver este problema, nacionalizou a Companhia ao Sul do Tejo e entregou a sua gestão à Companhia do Sueste, de forma provisória, ordenando-lhe que uniformizasse a bitola utilizada e continuasse os projetos de ligação a Évora e Beja, que foram concluidos, respetivamente nos anos de 1863 e 1864.
* Em 1864, o estado procurou oficializar a fusão entre ambas as companhias numa só, que se encarregaria de continuar a ligação de Évora até à Linha do Leste e o Caminho de Ferro do Sul até ao Algarve e, ainda, de construir uma ligação entre Beja e a fronteira espanhola.
* Este projeto veio a ser aprovado pelas cortes em 30 de Abril de 1865 e oficializado em 11 de Junho; sendo a nova empresa, denominada de "Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste" que iniciou as obras de alteração da bitola nas antigas linhas da Companhia ao Sul do Tejo e das construções ferroviárias programadas.
* Em 12 de Abril de 1868, fez-se um inventário do material circulante da Companhia, verificando-se a existência de 8 (oito) locomotivas, 6 (seis) carruagens de primeira classe, 6 (seis) carruagens mistas (primeira e segunda classes), 10 (dez) carruagens de segunda classe, 30 (trinta) carruagens de terceira classe, 6 (seis) carros de freios para composições de passageiros, 2 (dois) carros para condução de carruagens, 2 (dois) carros cobertos para cavalos, 20 (vinte) vagões para mercadorias, 40 (quarenta) vagões para gado, 37 (trinta e sete) vagões de bordas altas, 4 (quatro) vagões de freios para composições de mercadorias, 28 (vinte e oito) vagões para carvão ou outros minérios; 43 (quarenta e três) vagões para balastro e 10 (dez) carros para condução de madeiras.
* A Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste é extinta no ano de 1869, sendo formada a operadora "Caminhos de Ferro do Estado" para gerir as antigas ligações da companhia extinta.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTES; Publicações dispersas do autor
NOTAS: Os parênteses () são da responsabilidade do autor,
O texto foi escrito ao abrigo das novas normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
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