Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

14 de junho de 2011

ESTAÇÃO DE RECOLHA DA BOAVISTA!



* A "ESTAÇÃO DE RECOLHA DA BOAVISTA" (mais conhecida, entre os portuenses como "Remise da Boavista"), foi uma das principais infraestruturas de apoio ao sistema de transporte de carros elétricos e americanos da cidade do Porto.
* Apresentava-se como um edifício de grandes dimensões, construido junto à Rotunda da Boavista, no local onde hoje se encontra a "Casa da Música".
* Assumiu-se, desde a sua construção até aos últimos anos antes da sua demolição, como o ponto central do sistema de transportes públicos sobre carris do Porto, situando-se junto da Estação Ferroviária da Boavista.
* Foi edificada em 1874, para servir de sede e oficina da então denominada "Companhia Carris de Ferro do Porto" (hoje a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto,SA), que abriu ao serviço, em 14 de Agosto, a linha desde a Praça Carlos Alberto até à Foz (Cadouços), via Boavista e Fonte da Moura. No dia 03 de Novembro do ano seguinte (1875), este edifício foi destruido por um incêndio.
* Em 28 de Fevereiro de 1928, é novamente atingido por um incêndio, sendo que foram totalmente perdidos 23 (vinte e três) carros elétricos, 4 (quatro) atrelados e 2 (duas) zorras, tendo ainda ficado muito danificados 6 (seis) carros elétricos. Foi, posteriormente, construida uma nova remise neste local, com novas oficinas, totalizando 20 (vinte) vias de circulação interior. Inicialmente, também aqui se localizaram as oficinas dos autocarros e troleicarros.
* No ano de 1988, com a redução dos serviços de elétricos, a "Remise da Boavista" perdeu importãncia, passando a recolha a ser efetuada nas instalações de Massarelos (onde ainda se situa nos nossos dias); as oficinas foram, no entanto, mantidas na Boavista, e foram aqui albergados os elétricos "fora de serviço", sendo que alguns deles foram aqui restaurados, para serem exibidos no "Museu do Carro Elétrico", em Massarelos (Alameda Basílio Teles).
* Ainda foi  utilizada para guardar os elétricos de serviço entre os meses de Março a Julho de 1991, de Junho a Novembro de 1998 e de Fevereiro a Maio de 1999, sempre por motivos de obras nas vias (impossibilitando o acesso daqueles veículos a Massarelos).
* No ano de 1998, foi realizado neste edifício um desfile de moda, no âmbito do festival "PORTO DE MODA". No mês de Agosto de 1999, este edifício foi evacuado (seja liberto) e demolido, para ser construido, no seu lugar a "Casa da Música" (hoje lá existente).

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

FONTES: Publicações do acervo do autor e diversas publicações da STCP.
NOTAS: Sendo todos os parênteses () de minha autoria, só a mim vinculam.
                Texto redigido pelas normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.    

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger