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Pensamentos no SilvaTexas

3 de junho de 2011

CAMINHOS DE FERRO DO ESTADO!

* A companhia dos "CAMINHOS DE FERRO DO ESTADO" (conhecida pela sua sigla, CFE), foi uma empresa portuguesa, que assegurou a gestão e a construção de vários troços ferroviários, em Portugal. Foi fundada no ano de 1869 e integrada na "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" no dia 11 de Maio de 1927.
* Esta companhia (a "CFE") encontrava-se sob a tutela do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, embora, até 1901, o conselho de administração tenha detido uma quase total autonomia em relação a este organismo. 
* A Divisão de Minho e Douro deteve carruagens de dois pisos, com segunda e terceira classes, construidas no ano de 1875 pela casa "Chevalier", e que fizeram parte dos serviços que ligavam o Porto a Braga e Penafiel. Possuia, também, várias carruagens-salão, para via estreita e larga, que eram utilizadas para transportar os passageiros em ocasiões especiais.
* Em termos de material notor, esta divisão possuía várias locomotivas a vapor, tais como a locomotiva-tender MD16 (Mira), construida pela "Beyer Peacock" no Reino Unido, no ano de 1878, ou a E161, fabricada pela "Henschel & Sohn" na Alemanha, no ano de 1905 e que chegou a estar ao serviço na Linha do Corgo.
* Esta empresa instituiu, igualmente, o "Sanatório Vasconcelos Porto", na localidade de São Brás de Alportel que foi inaugurado em 1918, servindo para curar os funcionários e as suas famílias, que sofressem da tuberculose.
* Esta empresa foi formada no ano de 1869 para substitir a "Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste" que foi nacionalizada.
* A Divisão de Sul e Sueste foi a construtora da continuação da Linha de Évora até Estremoz, onde foi colocada uma cocheira para locomotivas; sendo a outra divisão (a do Minho e Douro), responsável pela construção da Estação Ferroviária de Porto/Campanhã, em 1877 (que nessa altura se denominava por "Pinheiro"), para servir tanto a rede da "Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses", como a sua própria rede, das Linhas do Douro e Minho.
* Um decreto, publicado no dia 24 de Dezembro de 1901, reformulou a organização  do conselho de administração desta empresa, passando a ser controlado por uma comissão executiva, que respondia diretamente ao ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria. No mesmo mês, o conselho de administração foi encarregado de abrir um concurso para a construção da Ponte do Pocinho e também da Ponte rodoviária do Pinhão.
* No ano de 1927, esta empresa já tinha criado vários serviços rápidos até ao Algarve, que permitiam viagens com menos de seis (6) horas de duração (!)
* No mesmo ano (1927), a "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" ganhou um concurso para explorar as linhas dos Caminhos-de-Ferro do Estado, decidindo-se, então, extinguir esta empresa, tendo as Divisões de Sul e Sueste e Minho e Douro sido integradas na nova Companhia em 11 de Maio de 1927.



Compilado em Gondomar, por "texasselvagem" 

FONTES: Excertos da "wikipédia, livre" e
                 Publicações do acervo do autor.

NOTAS: Todos os parênteses () são da responsabilidade do autor;
                Texto escrito segundo as normas do novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

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