Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

14 de junho de 2011

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO-BOAVISTA!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTO-BOAVISTA" (mais conhecida apenas por Estação da Boavista, dada a sua localização ser na vulgarmente denominada por "Rotunda da Boavista"), foi uma interface ferroviária da Linha de Guimarães, Linha da Póvoa e Ramal da Trindade, que servia a cidade do Porto.
* A "Estação da Boavista" foi inaugurada a 01 de Outubro de 1875, para ser o teminal do Porto da Linha do Porto à Póvoa de Varzim (de bitola métrica); após a chegada da via férrea até à cidade Vila Nova de Famalicão, no ano de 1885, este troço passou a denominar-se por "Linha do Porto à Póvoa e Famalicão".
* A 14 de Fevereiro de 1932, foi inaugurado o troço da Linha de Guimarães entre as estações ferroviárias da Senhora da Hora (concelho de Matosinhos) e Trofa (na época pertencente ao concelho de Santo Tirso), passando a ligação entre a Senhora da Hora e Boavista a pertencer tanto à Linha da Póvoa, como à Linha de Guimarães.
* Apesar de ser uma das principais estações da cidade do Porto, a Boavista encontrava-se demasiadamente longe do centro da cidade em si; para resolver este problema, planeou-se a construção de uma nova interface na zona da Trindade, agora bem no coração da cidade.
* Assim, no mês de Janeiro de 1933, já se encontrava em construção o ramal de acesso à futura estação da Trindade, que se iniciava na bufurcação da Boavista; sendo que a via férrea entre as estações da Boavista e a da Senhora da Hora  já havia sido duplicada, de forma a poder conter todo o tráfego neste troço.
* Em 30 de Outubro de 1938, foi inaugurada a Estação Ferroviária do Porto-Trindade, transitando grande parte dos serviços para esta interface, reduzindo consideravelmente o movimento na Boavista.
* Sabendo-se que o encerramento definitivo se deu no ano de 2000, mas desconhecendo-se a data em que a Estação foi abatida ao serviço, a última utilização que teve foi uma dependência bancária, que entretanto mudou de instalações, encontrando-se o edifício em ruínas e o leito das vias sem qualquer ocupação.


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

NOTAS: Sendo todos os parênteses () dda minha autoria, estes apenas representam a minha opinião.
                Texto redigido segundo as normas do atual Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
FONTES: Brochuras históricas da Câmara Municipal do Porto, Publicações do acervo do autor e a preciosa ajuda da "wikipédia, livre".

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger