Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

4 de junho de 2011

COMPANHIA DO CAMINHO DE FERRO DE GUIMARÃES

* A "COMPANHIA DO CAMINHO DE FERRO DE GUIMARÃES", foi uma empresa portuguesa, que construiu e explorou o troço ferroviário entre Trofa e Fafe, na Linha de Guimarães. (Atualmente nenhuma destas localides possui serviço ferroviário).
* No dia 12 de Julho de 1897, esta Companhia pediu autorização, ao estado português, para construir e explorar, sem quaisquer apoios governamentais (nos nossos dias pedia-se antecipadamente o apoio), uma ligação ferroviária ente Fafe e Guimarães, prolongando a linha que já existia entre a cidade berço e Trofa, apesar do estudo ter autorizado este projeto, segundo um alvará de 02  de Julho de 1898, a empresa alterou o seu pedido em 14 de Julho do mesmo ano, de forma a ficar apenas com uma concessão provisória. Em 01 de Agosto  do ano seguinte (1899), no entanto, o estado tornou a concessão como definitiva e, em 02 de Maio de 1890, a empresa pediu que fossem aplicadas várias vantagens previstas numa leide 14 de Julho de 1899, pois o troço em questão tinha sido inserido no Plano da Rede Complementar  ao Norte do Mondego (PRCNM), tendo este pedido sido aceite em 23 de Junho de 1900, efetivando-se um novo contrato, de caráter definitivo, que entrou en vigor em 22 de Novembro de 1901.
* Sediada na Rua de Cedofeita, na cidade do Porto, esta empresa detinha filiais nas estações de Guimarães, Vizela (caldas), Lordelo, Vila das Aves/Negrelos, Caniços, Santo Tirso, Lousado e Trofa. Em Dezembro de 1901, o gerente desta companhia era António de Moura Soares Velloso (empresário).
* A companhia encerrou no ano de 1927 por ter sido integrada na  "Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal".

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger