COMPANHIA DO CAMINHO DE FERRO DE GUIMARÃES
* A "COMPANHIA DO CAMINHO DE FERRO DE GUIMARÃES", foi uma empresa portuguesa, que construiu e explorou o troço ferroviário entre Trofa e Fafe, na Linha de Guimarães. (Atualmente nenhuma destas localides possui serviço ferroviário).
* No dia 12 de Julho de 1897, esta Companhia pediu autorização, ao estado português, para construir e explorar, sem quaisquer apoios governamentais (nos nossos dias pedia-se antecipadamente o apoio), uma ligação ferroviária ente Fafe e Guimarães, prolongando a linha que já existia entre a cidade berço e Trofa, apesar do estudo ter autorizado este projeto, segundo um alvará de 02 de Julho de 1898, a empresa alterou o seu pedido em 14 de Julho do mesmo ano, de forma a ficar apenas com uma concessão provisória. Em 01 de Agosto do ano seguinte (1899), no entanto, o estado tornou a concessão como definitiva e, em 02 de Maio de 1890, a empresa pediu que fossem aplicadas várias vantagens previstas numa leide 14 de Julho de 1899, pois o troço em questão tinha sido inserido no Plano da Rede Complementar ao Norte do Mondego (PRCNM), tendo este pedido sido aceite em 23 de Junho de 1900, efetivando-se um novo contrato, de caráter definitivo, que entrou en vigor em 22 de Novembro de 1901.
* Sediada na Rua de Cedofeita, na cidade do Porto, esta empresa detinha filiais nas estações de Guimarães, Vizela (caldas), Lordelo, Vila das Aves/Negrelos, Caniços, Santo Tirso, Lousado e Trofa. Em Dezembro de 1901, o gerente desta companhia era António de Moura Soares Velloso (empresário).
* A companhia encerrou no ano de 1927 por ter sido integrada na "Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal".
0 comentários:
Enviar um comentário