Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

14 de junho de 2011

COMBOIO INTERNACIONAL PORTO-VIGO!

* O "COMBOIO INTERNACIONAL PORTO-VIGO" é um serviço ferroviário prestado pelo operador "Comboios de Portugal" que une as cidades de Vigo, em Espanha, à do Porto, em Portugal.
* Este serviço é realizado duas vezes em cada sentido por dia, utilizando as Linhas do Minho (na totalidade) e Coruña-Vigo e o Ramal Internacional de Valença.
* Em Portugal, e partindo da estação ferroviária do Porto/Campanhã, efetua paragens nas estações de Ermesinde, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Nine, Barcelos, Barroselas, Viana do Castelo, Ãncora-Praia, Caminha, Vila Nova da Cerveira e Valença. Nesta cidade raiana attravessa a Ponte Rodo-Ferroviária Internacional, entrando em território espanhol, onde efetua paragens nas estações de Tuy, O porriño, Redondela de Galícia, terminando em Vigo.
* Sucede a um antigo serviço que se iniciou em 10 de Janeiro de 1868, que ligava Vigo a Lisboa. Entre os anos de 1980 a 1984, a frequência deste serviço (denominado por Lisboa-Porto-Galiza), foi aumentado de duas para três composições diárias; porém, no ano de 1989, o percurso já tinha sido reduzido, usando apenas o Porto e Vigo, sendo que o número dário de composições em cada sentido, retornou às duas.   
* No ano de 1994, este serviço era assegurado por automotoras da Série 0600/0650 (atualmente são as "UDD", unidades duplas diesel, da série 0450 que o fazem, constando que a curto prazo estas irão ser substituidas pelas "UTD", unidades triplas diesel, da série 592, vulgarmente conhecidas por "camellos").
* Em 2005, o operador português pretendeu suspender a título definitivo este serviço. Porém, dada a contestação das entidades públicas, quer portuguesas, quer espanholas e principalmente a dos passageiros afetados, levou a que a companhia recuasse nessa decisão, mantendo o serviço tal como estava. Na altura era apelado à pouca utilização do serviço, sendo que se procedeu a alguns reajustamentos de horários, levando então, a uma maior procura do serviço que se vai mantendo.


Compilado em Gondomar,, por "texasselvagem"

FONTES: Publicações do acervo do autor, com a preciosa ajuda da "wikipédia, livre"
NOTAS: Sendo todos os parênteses () da minha autoria, eles apenas expressam a minha opinião.
                Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger