ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREGAL DO SAL!
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREGAL DO SAL", igualmente conhecida por "Estação de Carregal do Sal" ou ainda como "Estação do Carregal", como se encontra inscrito no próprio edifício, é uma interface da Linha da Beira Alta que serve o concelho e vila do mesmo nome (Carregal do Sal), pertencente ao distrito de Viseu (por ora...)
* É servida por composições regionais e intercidades, sendo o seu acesso pela Avenida Doutor Oliveira Salazar (por favor, não pensem trocar o nome...)
* Em Janeiro de 2011, detinha duas vias de circulação, com quatrocentos e noventa oito (498) e quatrocentos e setenta dois (472) metros de comprimento, tendo as plataformas duzentos e sessenta dois (262) e duzentos e vinte seis (226) metros de extensão com a altura de quarenta e cinco (45) centímetros.
* O troço entre as Estações Ferroviárias da Pampilhosa (que já foi do Botão!) e Vilar Formoso (fronteira com Espanha), no qual esta interface se insere, entrou ao serviço, de forma provisória, no dia 01 de Julho de 1882, tendo a linha sido in auguirada, entre a cidade da Figueira da Foz e a fronteira com Espanha, de forma definitiva em 03 de Agosto do mesmo ano (1882). Entretanto este último troço (Figueira da Foz/Pampilhosa) encerrou no ano de 2010 para obras de beneficiação (!), sendo que jamais irá reabrir, atendendo ao tal desprezo e abandono a que foi votado.
A dupla de "UTE'S" (unidade tripla elétrica) da série 2250 teve de esperar pelo "inter" que me transportou, dado que o cruzamento foi feito na Estação. |
Carrega no botão...espera...e fala parea aí! A estação embora aberta não tem chefe, nem bilheteira...nem funcionários! |
Eram 19h20, o relógio estava certo...e o autor do bloque ainda tinha de regressar a terras gondomarenses. |
Ora cá temos a linha de reserva, devidamente bloqueada, cujo aparelho só abre com chave! |
Vista geral no sentido de norte/sul, tal e qual se encontra atualmente. |
Não sou saudosista, mas sim humanista. Por favor não baralhem os nomes...Avenida Doutor Oliveira Salazar, quer se goste ou não, foi um grande estadista! |
Agora vista em sentido inverso! Sul/norte, com o edifício dos lavabos em último plano á direita, mas fechado a sete chaves. |
Algo curioso! No exterior praça de táxis com lugares obrigatórios e temporários...mas vazios! |
Um recanto da minúscula sala de espera para os passageiros. |
O único banco existente naquela sala de espera, precisando-se de um pouco de conforto para a mesma! |
Vista geral do edifício, na frontaria virada para a via pública. Penso que o andar embora já estivesse habitado, hoje está desocupado. |
A estação situa-se no PK. 98,000 da linha da Beira Alta (atenção início na cidade da Figueira da Foz). As linhas são encurtadas mas ficam a ter a mesma quilometragem, interessante! |
Agora vista geral do edifício, com a frontaria voltada para o cais de embarque! |
* Recuando ao ano de 1932, foi instalada uma plataforma entre a primeira e a segunda via desta estação, criando-se uma terceira linha (de reserva), tal e qual se encontra nos nossos dias.
0 comentários:
Enviar um comentário