Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

17 de junho de 2012

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREGAL DO SAL!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREGAL DO SAL", igualmente conhecida por "Estação de Carregal do Sal" ou ainda como "Estação do Carregal", como se encontra inscrito no próprio edifício, é uma interface da Linha da Beira Alta que serve o concelho e vila do mesmo nome (Carregal do Sal), pertencente ao distrito de Viseu (por ora...)
* É servida por composições regionais e intercidades, sendo o seu acesso pela Avenida Doutor Oliveira Salazar (por favor, não pensem trocar o nome...)
* Em Janeiro de 2011, detinha duas vias de circulação, com quatrocentos e noventa oito (498) e quatrocentos e setenta dois (472) metros de comprimento, tendo as plataformas duzentos e sessenta dois (262) e duzentos e vinte seis (226) metros de extensão com a altura de quarenta e cinco (45) centímetros.
* O troço entre as Estações Ferroviárias da Pampilhosa (que já foi do Botão!) e Vilar Formoso (fronteira com Espanha), no qual esta interface se insere, entrou ao serviço, de forma provisória, no dia 01 de Julho de 1882, tendo a linha sido in auguirada, entre a cidade da Figueira da Foz e a fronteira com Espanha, de forma definitiva em 03 de Agosto do mesmo ano (1882). Entretanto este último troço (Figueira da Foz/Pampilhosa) encerrou no ano de 2010 para obras de beneficiação (!), sendo que jamais irá reabrir, atendendo ao tal desprezo e abandono a que foi votado. 
Neste momento devo ter-me sentido a pessoa mais importante
do planeta...o "intercidades" tracionado pela "Siemens".
elétrica número 5613 (série 5600) fez paragem para eu
seguir até Coimbra-B. Fui o único valente que entrou
não tendo saido alguém. 

A dupla de "UTE'S" (unidade tripla elétrica) da série 2250
teve de esperar pelo "inter" que me transportou, dado que
o cruzamento foi feito na Estação.  

Carrega no botão...espera...e fala parea aí! A estação
embora aberta não tem chefe, nem bilheteira...nem
funcionários!

Eram 19h20, o relógio estava certo...e o autor do
bloque ainda tinha de regressar a terras gondomarenses.

Ora cá temos a linha de reserva, devidamente bloqueada,
cujo aparelho só abre com chave!

Como homenagem especial ao amigo Doutor Prata
Freitas (que tanto tem feito - sem notar - de
bom ao autor do blogue), esta foto pretende mostrar
como era a estação nos inícios dos anos quarenta do
século passado, estarei correto, doutor?
De notar a existência de uma linha de topo onde se
encontra um vagão de mercadorias do tipo "J"
em madeira; hoje é inexistente.

Vista geral no sentido de norte/sul, tal e qual se
encontra atualmente.

Não sou saudosista, mas sim humanista. Por favor não
baralhem os nomes...Avenida Doutor Oliveira Salazar,
quer se goste ou não, foi um grande estadista!

Agora vista em sentido inverso! Sul/norte, com o edifício
dos lavabos em último plano á direita, mas fechado a sete
chaves.

Algo curioso! No exterior praça de táxis com lugares
obrigatórios e temporários...mas vazios!

Um recanto da minúscula sala de espera para os
passageiros.

O único banco existente naquela sala de espera, precisando-se
de um pouco de conforto para a mesma!

Vista geral do edifício, na frontaria virada para a via
pública. Penso que o andar embora já estivesse habitado, hoje está
desocupado.

A estação situa-se no PK. 98,000 da linha da Beira
Alta (atenção início na cidade da Figueira da Foz).
As linhas são encurtadas mas ficam a ter a mesma
quilometragem, interessante! 

Agora vista geral do edifício, com a frontaria voltada
para o cais de embarque!
* Recuando ao ano de 1932, foi instalada uma plataforma entre a primeira e a segunda via desta estação, criando-se uma terceira linha (de reserva), tal e qual se encontra nos nossos dias.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger