DIVAGAÇÕES SOBRE LINHAS FERROVIÁRIAS - PARTE II
RAMAL DE LANHOSO
* O "RAMAL DE LANHOSO" foi uma ferrovia projetada, mas que nunca saiu do papel que iria ligar as também projetadas, mas jamais construídas "Linha do Ave" e "Transversal do Minho".
* O já referido Decreto número 18190, de 28 de março de 1930 veio reorganizar toda a rede ferroviária portuguesa, modificando alguns projetos existentes e introduzindo outros de raiz. De entre os projetos constantes da lista, estava o "Ramal de Lanhoso", que seria construída em via estreita e ligaria a Linha do Ave, na localidade de Crespos à Transversal do Minho, na vila de Póvoa do Lanhoso.
* Considerando mesmo que ambas as linhas já tivessem um ponto em comum (Taipas), a então Direção-Geral de Caminhos de Ferro decidiu que um ramal que possibilitasse a ligação entre Crespos e Lanhoso não sairia demasiadamente oneroso, atendendo a que teria apenas doze quilómetros de extensão e um percurso plano e iria facilitar as comunicações entre o centro e o norte do Minho com as regiões do Barroso, de Basto e de Trás-os-Montes. Por outro lado, a linha entre os Crespos e Lanhoso já era uma aspiração antiga da cidade bracarense, permitindo ligar a linha do Ave à do Cávado e cujos projetos já vinham de antes do ano de 1930.
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