Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

16 de janeiro de 2017

DIVAGAÇÕES SOBRE LINHAS FERROVIÁRIAS - PARTE IV

LINHA DO LITORAL DO MINHO

São livres de pensarem que estou com ideias na criação de "autoestradas" ferroviárias; mas, podem estar  tranquilos que não estou a delirar, nem tão pouco a sonhar!

* A "LINHA DO LITORAL DO MINHO" foi mais um projeto que nunca passou à fase seguinte, isto é, nunca passou do papel. Seria um caminho de ferro de via estreita (métrica), que tinha por objetivo ligar a Senhora da Hora (Matosinhos) a Viana do Castelo, utilizando, para o efeito, parte do traçado da Linha do Porto à Póvoa e Famalicão.
* Aquele célebre decreto de 28 de março de 1930 que veio reorganizar toda a malha ferroviária nacional, introduziu esta linha que se prolongaria entre aquelas duas localidades, usando parte da ferrovia já existente até à Póvoa (de Varzim). No restante, até à cidade de Viana do Castelo, tudo seria construído de raiz e teria paragens (estações ou apeadeiros) em Apúlia, Fão, Esposende e Darque. A única finalidade seria um desenvolvimento aos acessos do porto de Viana do Castelo, facilitando o transporte dos banhistas e do peixe fresco na zona costeira do Minho, nomeadamente em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende. 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger