DIVAGAÇÕES SOBRE LINHAS FERROVIÁRIAS - PARTE IV
LINHA DO LITORAL DO MINHO
São livres de pensarem que estou com ideias na criação de "autoestradas" ferroviárias; mas, podem estar tranquilos que não estou a delirar, nem tão pouco a sonhar!
* A "LINHA DO LITORAL DO MINHO" foi mais um projeto que nunca passou à fase seguinte, isto é, nunca passou do papel. Seria um caminho de ferro de via estreita (métrica), que tinha por objetivo ligar a Senhora da Hora (Matosinhos) a Viana do Castelo, utilizando, para o efeito, parte do traçado da Linha do Porto à Póvoa e Famalicão.
* Aquele célebre decreto de 28 de março de 1930 que veio reorganizar toda a malha ferroviária nacional, introduziu esta linha que se prolongaria entre aquelas duas localidades, usando parte da ferrovia já existente até à Póvoa (de Varzim). No restante, até à cidade de Viana do Castelo, tudo seria construído de raiz e teria paragens (estações ou apeadeiros) em Apúlia, Fão, Esposende e Darque. A única finalidade seria um desenvolvimento aos acessos do porto de Viana do Castelo, facilitando o transporte dos banhistas e do peixe fresco na zona costeira do Minho, nomeadamente em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Esposende.
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