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Pensamentos no SilvaTexas

31 de março de 2011

SUD EXPRESS
















* Socorrendo-me da wikipédia, a enciclopédia livre, vou escrever um pouco sobre esta composição ferroviária.
* O SUD EXPRESSO, também conhecido por SUD-EXPRESSO ou SUDEXPRESSO (em espanhol), SUDEXPRESS (en francês) e ainda por SUD ou SUD-EXPRESS, é o nome de um serviço ferroviário internacional de passageiros, que liga a capital portuguesa (Lisboa), à localidade francesa de Hendaia, junto à fronteira com Espanha.
* O seu circuito em território português começa em Lisboa-Santa Apolónia, passa pelo Entroncamento (distrito de Santarém), por Fátima e Pombal (distrito de Leiria), Coimbra-B e Pampilhosa (distrito de Coimbra),
Santa Comba Dão, Nelas, Mangualde (distrito de Viseu), Celorico da Beira, Vila Franca das Naves, Guarda e entra em território espanhol pela fronteira de Vilar Formoso (distrito da Guarda). Em Espanha serve as estações de Fuentes de Oñoro, Ciudad Rodrigo, La Fuente de San Esteban, Salamanca, Medina del Campo, Valladolid, Burgos, Miranda de Ebro, Vitoria-Gasteiz, San Sebastian e Irun, onde atravessa a fronteira para França até Hendaia, onde dá ligação ao LGV Atlantique para a capital francesa (Paris).
* Este serviço foi criado para ser parte de uma ligação entre São Petersburgo, na Rússia e Lisboa; de onde os passageiros poderiam continuar a viagem de barco até às Américas e África.
* Este projeto, idealizado pelo engenheiro e empresário belga GEORGES NAGELMACKERS, seria gerido pela sua própria empresa, a COMPAGNIE INTERTIONALE DES WAGONS-LITS ET DES GRANDS EXPRESS EUROPÉENS. No entanto, as dificuldades impostas pelo governo Prussiano e o encerramento de fronteiras devido a uma epidemia de cólera em França, no ano de 1885, impediram a concretização deste projeto; mas decidiu-se avançar com o troço Paris, Madrid e Lisboa.
* A viagem inaugural, entre as três capitais, deu-se em 21 de Outubro de 1887, e, em 1900, foi considerado o comboio mais rápido da Europa, ao atingir a velocidade média de 91,2 quilómetros/hora. Apesar de ter como terminal a Estação de Santa Apolónia na capital portuguesa, o Sud-Express também saía da cidade do Porto rumo a Paris.
* Durante vários anos um ramal do Sud-Express fez com que ele passasse pela capital espanhola, Madrid, onde transportava mais passageiros que em Lisboa, embora houvesse aí conexões maritimas para a América do Sul. Apelidada de RIVIERA PORTUGUESA, o Estoril foi durante algum tempo o terminal deste serviço lendário.
* Com a inauguração do LGV Atlantique, encurtou o tempo de viagem em algumas horas. Posteriormente, o percurso deste serviço foi reduzido, assegurando apenas a ligação entre a capital portuguesa e a cidade fronteiriça francesa. Uma segunda linha do antigo Sud-Express (Hendaia-Paris) faz-se hoje pelo serviço de alta velocidade Atlantique, gerido pela Société Nationale des Chemins de Fer Français (SNCF).
* Em 01 de Março de 2010, efetuou-se a primeira viagem comercial do material circulante alugado à espanhola "Renfe". Por este motivo, atualmente, é composto por carruagens Talgo da 4ª. geração.
* Formado, normalmente, por nove carruagens e dois geradores Talgo (alugadas à operadora espanhola Red Nacional de Ferrocarriles Españolas) e rebocado pelas locomotivas elétricas da série 5600, este serviço sai diariamente, exceto nos dias 24 de Dezembro e 01 de Janeiro, da Estação Ferroviária de Lisboa-Santa Apolónia às 16h30, chegando a Hendaia às 07h10 do dia seguinte (horário local); de lá, o TGV rumo à capital francesa sai às 07h53 e termina a sua viagem em Paris (na Gare Montparnasse) às 13h45. Na volta, o TGV sai de Paris às 15h50, chegando a Hendaia às 21h23; já às 22h20, parte o Sud-Express rumo a Lisboa, onde chega às 10h31 do dia seguinte (horário português). Na estação fronteiriça de Vilar-Formoso, as locomotivas da operadora Comboios de Portugal são trocadas pelas da espanhola "Renfe" e vice-versa.
* No nosso país, o SUD ficará para sempre ligado à emigração. A partir da década de 1960, a grande vaga da emigração portuguesa, sobretudo para França, foi transportada nos comboios do Sud-Express. Hoje em dia a composição persiste, mas longe da áurea do passado.
* Foi com uma composição deste tipo que em Alcafache (entre Nelas e Mangualde) aconteceu o mais grave desastre ferroviário desde sempre registado em Portugal.

Compilado em Gondomar, por texasselvagem.

1 comentários:

Anónimo,  3 de maio de 2013 às 12:36  

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