Escapadinha matinal!
Agora que já há, de novo, a necessária credencial; tenho feito umas escapadelas por estações, onde, à partida sei que irão existir circulações ferroviárias, para serem fotografadas. De fato, foi o que aonteceu, hoje de manhã, durante cerca de hora e meia na Estação Ferroviária de Ermesinde, onde se cruzam as linhas do Minho e do Douro. Nesta estação teve também início o ramal de Leixões (de passageiros), entretanto extinto a 01 do pretérito mês.
Um "quid-pró-quó" é que algumas composições de UME (unidade múltipla elétrica) ainda nos convidam a fazermos uma viagem pelas Estações que fizeram parte daquele ramal.
Bem, a produção não foi muita, pois as circulações andam incertas por via da greve que se irá manter até Abril; mas assisti à formação de um mercadorias que utilizou o tal ramal com destino a Leixões, e que eu julgava que só circulassem através do Porto/Contumil.
Após haver tido autorização da pessoa que fazia o papel de chefe da estação; mais difícil foi convencer o segurança que desconhecia por completo, estas autorizações e andou de telemóvel na mão a ligar não sei para onde nem para quem e, que mesmo com a anuência nunca mais me largou...talvez por ter cara de bombista ou terrorista!
Como estava de consciência tranquila, mas ainda assim, sentindo-me um pouco incomodado, lá fui utilizando as escadas rolantes para usar as diversas plataformas, sempre seguido, de muito perto, pelo exemplar funcionário "segurança", pois o perigo era eu próprio...
Teixeira da Silva, AJ
Vagão afeto à "Refer" (Redes Ferroviárias Nacionais), com grua que serve para trabalhos na catenária! |
Coitado dele, a saude não será muita. Vagão fechado que pertence às "vias e obras" e serve para a guarda de material. Encontrava-se aparcado em linha de topo. |
A locomotiva elétrica da marca "Siemens" com o número 4711 que tracionava uma longa composição de vagões do tipo "US", "Uacs", "Tdgs" e "madeireiros", na sua passagem pela linha 1. |
A passagem dos vários vagões de diferentes categorias, foi efetuada a uma velocidade bastante reduzida! |
Ainda vagões da mesma composição de mercadorias. Só os "madeireiros" levavam carga, pois os restantes iam vazios. |
Finalmente, a composição terminou. Se bem contei foram vinte e três os vagões. |
Partida da linha 4 da "UME" (unidade multipla elétrica) proveniente do Porto/São Bento e com destino a Braga. |
Paragem na linha 1 da "UTD" (unidade tripla diesel) da série espanhola "Camello" com o número 0111M, que provinha da estação ferroviária do Peso da Régia e terminaria a sua marcha em Porto/São Bento. |
A locomotiva elétrica da marca "Siemens" com o número 4715, que rebocava oito vagões de inertes e manobrou na linha 6. |
Vista geral dos vagões de inertes que chegaram para manobrar na linha 6. |
Foi necessário manobrar a locomotiva com o número 4715 que chegou no princípio da composição, para que pudesse tomar a cauda... para seguir para Leixões, pelo Ramal de Ermesinde.(!) |
Pronto, a composição está prestes a partir. Vagão da cauda (luz vermelha acesa). |
1 comentários:
Teixeira a " Camello " ficou bonita ....
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