Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

21 de março de 2011

O TRANSIBERIANO











* Com a devida vénia ao seu autor, Mário Vasconcellos, vou transcrever um texto que pela sua pertinácia,  achei ser de compartilhar com os meus amigos blogueiros, para que possam comentar.
* De Moscovo (capital da Rússia) a Pequim (capital da China) está é uma mega viagem que atravessa os continentes europeu e asiático, cruzando onze cidades e oito fusos horários, num total de 9289 (nove mil, duzentos e oitenta nove) quilómetros.
* Viajar no "Transiberiano" é recordar a época dos czares. Com efeito, foi Alexandre III quem decidiu a construção da rede ferroviária transiberiana (1891-1916) possibilitando a ligação da Rússia europeia às províncias do extremo oriente. Quase um século depois, continua a ser uma aventura cumprir este percurso que ficou na história das grandes viagens de comboio. Com início em Moscovo, o trajeto segue em direção a Kasan (capital dos Tártaros).  Depois segue-se em direção aos Urais, concretamente a Jekaterinburg, cidade onde Nicolau II e a sua esposa foram executados durante a Revolução de Outubro. A chegada a Novosibirsk - a maior cidade da Sibéria - é assinalada com uma saudação tradicional russa.
* Já em Port Baikal a viagem recorda outros tempos prosseguindo pela primitiva linha ferroviária ao longo do Lago Baikal, num cenário de rara beleza.
* Em direção a sul, chega-se a Ulan Ude (capital da Buriátia) e a Ulan Baatar (Mongólia). Antes do destino final, Pequim, passagem por Erlian e pelo mítico deserto  do Gobi.
* O Lago Baikal é o  mais profundo do mundo e uma das maiores reservas de água doce do planeta.
* O Parque Natural Terelj é considerado a "Suiça Mongol" com magníficas paisagens e poonto de passagem de povos nómadas que exibem uma grande perícia equestre.


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

1 comentários:

Luis 22 de março de 2011 às 22:16  

Seria uma bela passeio para o grupo...

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger