O TRANSIBERIANO
* Com a devida vénia ao seu autor, Mário Vasconcellos, vou transcrever um texto que pela sua pertinácia, achei ser de compartilhar com os meus amigos blogueiros, para que possam comentar.
* De Moscovo (capital da Rússia) a Pequim (capital da China) está é uma mega viagem que atravessa os continentes europeu e asiático, cruzando onze cidades e oito fusos horários, num total de 9289 (nove mil, duzentos e oitenta nove) quilómetros.
* Viajar no "Transiberiano" é recordar a época dos czares. Com efeito, foi Alexandre III quem decidiu a construção da rede ferroviária transiberiana (1891-1916) possibilitando a ligação da Rússia europeia às províncias do extremo oriente. Quase um século depois, continua a ser uma aventura cumprir este percurso que ficou na história das grandes viagens de comboio. Com início em Moscovo, o trajeto segue em direção a Kasan (capital dos Tártaros). Depois segue-se em direção aos Urais, concretamente a Jekaterinburg, cidade onde Nicolau II e a sua esposa foram executados durante a Revolução de Outubro. A chegada a Novosibirsk - a maior cidade da Sibéria - é assinalada com uma saudação tradicional russa.
* Já em Port Baikal a viagem recorda outros tempos prosseguindo pela primitiva linha ferroviária ao longo do Lago Baikal, num cenário de rara beleza.
* Em direção a sul, chega-se a Ulan Ude (capital da Buriátia) e a Ulan Baatar (Mongólia). Antes do destino final, Pequim, passagem por Erlian e pelo mítico deserto do Gobi.
* O Lago Baikal é o mais profundo do mundo e uma das maiores reservas de água doce do planeta.
* O Parque Natural Terelj é considerado a "Suiça Mongol" com magníficas paisagens e poonto de passagem de povos nómadas que exibem uma grande perícia equestre.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
1 comentários:
Seria uma bela passeio para o grupo...
Enviar um comentário