Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

28 de março de 2011

O MATERIAL CIRCULANTE DO "METRO DO PORTO"

* Servindo do apoio prestado por diversas publicações e todas editadas pela empresa "Metro  do Porto,SA", a quem presto a minha vassalagem, passo, com a devida vénia, a transcrever as caraterísticas dos veículos circulantes.

E U R O T R A M

* Comodidade e segurança foram as prioridades na conceção desta frota que é integrada por 72 (setenta e duas) unidades e que foi fabricada pela "Bombardier" (ex-Sorefame). Cada veículo atinge uma velocidade máxima de 80 quilómetros/hora, tendo o comprimento de trinta e cinco (35) metros, com capacidade de transportar oitenta (80) passageiros sentados.
* As composições, com três módulos, podem ser acopladas em conjuntos de dois. As portas foram projetadas para possibilitar maior rapidez e segurança nos movimentos de entrada e saída. São portas automáticas dotadas de um sistema antientalamento.
* O piso do veículo é rebaixado, sem degraus interiores, facilitando quer o acesso quer a circulação. Entre outras comodidades, o veículo está equipado com ar condicionado e sistema sonoro, bem como com vários indicadores de destino e de estação, tanto no interior como no exterior.
* Cada composição tem dois lugares reservados a utilizadores de cadeiras de rodas.
* Neste modelo, os convencionais espelhos retrovisores foram substituidos por duas câmaras de retrovisão, colocadas no cimo da cabine e controladas pelo condutor através de monitores próprios.

FLEXITY SWIFT 

* O novo veículo do Metro do Porto foi produzido pela mesma empresa "Bombardier" e entrou ao serviço no ano de 2009. São 30 (trinta) composições mais confortáveis, mais robustas e com maior capacidade de transporte.
* Os "Flexity Swift" atingem uma velocidade máxima de cem (100) quilómetros/hora e destinam-se à utilização nas linhas Vermelha e Violeta. É também um veículo mais cõmodo, com cem lugares sentados, mas sendo pouco mais comprido que o "Eurotram".
* Também dispõe de ar condicionado, áreas para pessoas com mobilidade reduzida e transporte de bicicletas, bem como um sistema de informação multimédia, onde será emitida a programação da "Metro TV". O veículo é igualmente composto por três módulos e à semelhança do anterior pode ser utilizado na modalidade dupla.
* Os módulos extremos têm maior ocupação de passageiros por metro/quadrado e portas amplas de folha dupla, enquanto que o módulo intermédio oferece mais lugares sentados. Estas trinta unidades vêm somar-se ás anteriores que circulam  desde a data inicial, elevando assim a frota para um total de 102 (cento e dois) veículos.
* A manutenção destes veículos faz-se em instalações próprias (não visitáveis) na Rua dos Ferroviários, em Gatões, freguesia de Guifões, concelho de Matosinhos e paredes meias com as oficinas da "EMEF". 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger