A estação da Senhora da Hora
* A estação da Senhora da Hora situa-se na Avenida Fabril do Norte, cidade e freguesia do concelho de Matosinhos.
* Desde 1875 e até 23 de Fevereiro de 2002 foi uma estação ferroviária por onde circulavam as composições com destino à Póvoa do Varzim e posteriormente a Famalicão, sendo precisamente nesta estação que as linhas se entroncavam. Assim, no ano de 1875 foi integrada na Linha do Porto à Póvoa de Varzim (linha estreita de bitola métrica). No ano de 1881 é criado o entroncamento com a linha de Famalicão. Ainda no ano de 1884 surge uma nova linha (o ramal de Matosinhos) que ligava as pedreiras de São Gens áquela cidade piscatória, e que foi criada para servir o transporte de pedra usada na construção do porto artifical de Leixões; no entanto, o ramal perdurou até 1965 para transporte agora de passageiros para as praias.
* A 28 de Abril de 2001 o troço do caminho-de-ferro entre a estação da Trindade (Porto) e a Senhora da Hora, assim como o edifício principal da estação encerram ao público; enquanto que o restante traçado para a Póvoa de Varzim e para Guimarães, via Famalicão, só foi encerrado a 23 de Fevereiro de 2002.
* Já no século XXI, nos anos de 2001 e 2002, a estação foi remodelada e tornou-se numa das principais estações afetas ao Metro do Porto. No edifício principal foram colocadas a "Loja Andante" (nas antigas bilheteiras), e uma sala das máquinas e outra de convívio e descanso para os maquinistas (no resto do edifício). O velho barracão de madeira das mercadorias foi totalmente consumido por um incêndio ocorrido em Março de 2007.
* Da antiguidade, e na parte afeta ao Ramal de Matosinhos apenas permanece um depósito de água, mas que já precisava de umas remodelações, para que a história não se perdesse na totalidade.
* Atualmente a estação possui três linhas de circulação e dois pequenos e antiquados abrigos, sendo servida poor cinco linhas do metro (as Linhas A, B, C, E e F), sendo que a linha F faz nesta estação o seu término norte.
* Linhas que servem a estação da Senhora da Hora, totalmente afetas ao Metro do Porto:
Linha A (azul) - Senhor de Matosinhos-Estádio do Dragão (Porto);
Linha B (amarela) - Póvoa de Varzim-Estádio do Dragão;
Linha C (verde) - Ismai (Maia)-Campanhã (Porto);
Linha E (violeta) - Aeroporto (Pedras Rubras)-Estádio do Dragão (Porto);
Linha F (laranja) - Senhora da Hora-Fânzeres (Gondomar).
* Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
É somente isto que resta da antiga Estação Ferroviária da Senhora da Hora, localizando-se, mais ou menos, no sítio onde passava o ramal para Matosinhos. |
Edifício da Estação Ferroviária da Senhora da Hora, cidade e concelho de Matosinhos, e que agora se encontra afeta à sociedade "Metro do Porto,SA". |
Raridades...na frontaria principal ainda se podem ver estas placas que indicavam o destino das composições ferroviárias (exemplo Guimarães, etc.) |
A composição número 127 fazendo a linha C, até à Estação do Fórum da Maia (estes veículos são os mais recentes). |
Frontaria da estação ex-ferroviária na parte virada para a via pública. Atente-se no relógio que ainda é do modelo antigo usado pelos Caminhos-de-Ferro Portugueses (CP). |
A composição 018 (série mais antiga) que vai prosseguir a sua marcha, na linha A, até à Estação do Senhor de Matosinhos. |
Em sentido imverso, a composição (train-trem) com o número 110, vai prosseguir a sua marcha na linha B, até ao Estádio do Dragão. |
Canal de circulação para as estações do concelho da Maia, até ao ISMAI, onde termina a rede do metro. |
Agora o canal de circulação das estações até ao concelho da Póvoa do Varzim, passando por Vila do Conde. |
0 comentários:
Enviar um comentário