Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

30 de agosto de 2011

HISTÓRIA FERROVIÁRIA PRESERVADA!


Uma preciosidade em estado razoavel. A locomotiva a vapor da extinta
"Companhia do Vale do Vouga" com o nimero 12 (VV 12) 

Automotora "Allan" em estado de nova. Parabens pela recuperação!

Frente da locomotiva a vapor E 13 (E=estreita, via), em estado que
se pode considerar de razoavel.

Cabine de condução da locomotiva anterior.
Velhos são os trapos!

Interior de uma carruagem de passageiros, compartimentada, de
3ª classe (bancos de...pau)

Outra locomotiva a vapor de via estreita, a numero 97 da CP. 

Reboque "Allan". Embora abrigado e escondido, este ainda não teve
a mesma sorte da automotora, pois encontra-se em estado miseravel.

Interior da automotora "Allan" na parte de 1ª classe, que são doze
lugares.

Agora a parte de 2ª classe. Aqui não havia lugares de terceira.
Estofos em napa, um luxo para a epoca.
Amigo Luis não se deve espreitar...

Agora os comandos da automotora que julgo estar apta a circular.

A tal carruagem de passageiros de 3ª classe, compartimentada, agora
vista do exterior.

Uma beleza desaparecida das nossas vias ferreas.
So a frente, enche o olhar...

Carruagem de passageiros de 2ª classe, com uma pequena parte
de furgão. Estado de nova. Renovo os parabens pela recuperação!

Merece nova homenagem. Eis a VV 12 ja referida.

A carruagem/furgão de 2ª classe (não e napolitana, mas parece)

A "vaporosa" VV 12 foi fabricada na Alemanha em 1908 nas
oficinas de A. Borsig.
Onde andavas tu?

Chama-se a isto portão devidamente travado.
Carrinho de transporte de bagagem que podia deslizar
sobre os carris.


* Sendo certo que uma imagem vale mais do que mil palavras, só quero - neste insípido espaço - tornar públicos os agradecimentos do "trio dos carolas", representado por mim (texasselvagem), pelo João Ribeiro da Silva (jstrains) e pelo Luís Miguel Meireles (cantinho dos comboios) pelas facilidades que foram concedidas pelos funcionários e chefe da Estação Ferroviária de Sernada do Vouga e que permitiu ao trio visitar o material histórico que se encontra guardado nas cocheiras e inacessível ao público.
* Assim, à boa maneira beirã (não é marvão) um grande bem-hajam a todos.

Teixeira da Silva, AJ

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger