ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CARREÇO!
* "CARREÇO" é uma freguesia portuguesa do concelho e distrito de Viana do Castelo, com 17,92 quilómetros/quadrados de área e 1769 habitantes (censos de 2001), o que equivale a uma densidade populacional de 98,7 habitantes por quilómetro/quadrado. Tem como orago a Santa Maria/Nossa Senhora da Graça. Esta freguesia é composta por quatro lugares - Troviscoso, Carreço, Montedor e Paçô.
* Situada à beira mar, a cerca de sete quilómetros da sede do concelho, tem como ex-libris o "Farol de Montedor". A freguesia é composta por cerca de oitocentos e quarenta (840) fogos, dos quais uma parte é utilizada como residência de férias ou de fim-de-semana. O número de habitantes ronda os três mil, mas destes apenas mil e oitocentos são eleitores.
* O comboio chegou a esta freguesia a 14 de Junho de 1872, sendo que o correio começou a ser distribuido no ano de 1888 e a 09 de Junho de 1968 foi inaugurada a estação postal, que atualmente funciona no edifício da Junta de Freguesia. Possui luz elétrica desde 24 de Dezembro de 1936 (noite da consoada).
* O "Farol de Montedor" que é a construção identificativa de Carreço perante o país e até o Mundo foi inaugurado no ano da implantação da república (1910) e simboliza a luz/força - dinâmica/futuro, apanágio da freguesia.
* São notáveis desta freguesia os seguintes:
a) - FRANCISCO PIRES ZINÃO, poeta popular nascido em 20.Novembro.1786;
b) - RUBEN A. LEITÃO, escritor;
c) - CIDÁLIA AFONSO DA SILVA, poetisa;
d) - MANUEL ENES PEREIRA, compositor, intérprete, escritor e encenador e,
e) - BENJAMIM ENES PERIRA, nascido em 1928, etnólogo e museógrafo, retirado, vive há já alguns anos em Montedor na casa que herdou de seus pais.
Gondomar, por "texasselvagem", em 20 de Agosto de 2011.
0 comentários:
Enviar um comentário