Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

2 de dezembro de 2010

Estação Ferroviária do Porto/Campanha

Hoje dia 01 de Dezembro, feriado nacional (dia da restauração) os três carolas: eu (texasselvagem), o "el comandante" (j s trains) e o filósofo/historiador (cantinho/comboios) fomos convidados pelo muito ilustre (e autêntico doutor em ferrovia), Senhor Luís Manuel Moreira (da Luisfer) para que nos déssemos a conhecer pessoalmente e fizemos alguma cavaqueira ferroviária (pouca...para a enormidade do tema). Como todos tínhamos horários a cumprir e diferentes obrigações a satisfazer a reunião resumiu-se ao coloquial.
Ficou a promessa de nova reunião, agora não só do trio, mas do "quarteto" talvez na próxima semana e aqui com maior disponibilidade de tempo.
Pela minha parte, e para não ser só conversa (que não foi da fiada), fica um pequeno registo fotográfico da antiga estação ferroviária do Pinheiro, que agora se denomina como Porto/Campanhã e é o início das Linhas do Minho e do Norte.
Um dos elementos dos carolas,
Teixeira da Silva, AJ
(wild texas) ou "chefe dos alfas"


Uma "UTE" (unidade tripla elétrica) pertencente aos comboios
suburbanos do Porto, em marcha (sem passegeiros) e circulado
entre as estações ferroviárias do Porto/Contumil e Rio Tinto.
São apelidadas por "Lili Caneças" uma vez que foram reconstruidas,
aproveitando material mais antigo.

Nota-se o pleno esforço de tração desta dupla de "UTD" (unidade
tripla diesel) da série 0600, "sorefame" com destino à Estação Ferroviária do Pocinho.
Estas composições fazem "non stop" nas duas estações anteriores.

Uma "UDD" (unidade dupla diesel) que provem da estação ferroviária
de Valença (Linha do Minho) e termina a sua marcha na Estação Fer-
roviária de Porto/Campanhã.

Um "Alfa Pendular" com destino a Guimarães.
São uma das atuais coqueluches da CP, pois
atingem 220 Km/h; muito embora na maioria dos
troços ferroviários porttugueses não possam atingir
aquela velocidade.

Dresine pertencente à Refer a circular entre Porto/Contumil e
Rio Tinto. O sinal de fim da composição está colocado no início,
pois a máquina é que vai a empurrar as vagonetas.
Atinge a velocidade máxima de 45 Km/h., sendo conduzidas
lateralmente.


Uma dresine com a sua vagoneta acoplada e aparcada numa das linhas
de reserva da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã. Pertence à
empresa "Refer" (Redes Ferroviárias)!


Outra dresine, esta com duas vagonetas acopladas e aparcada
imediatamente a seguir à anterior.









Composição "sorefame" UTD prestes a iniciar a sua viagem até
à Estação do Peso da Régua, com ligação ao Pocinho.

Frontaria da Estação. Edifício magnânimo!
Otimamente conservado.

3 comentários:

Luis 2 de dezembro de 2010 às 22:26  

Caro amigo

Um bom conjunto de fotografias e legendas a condizer !!

Abraço

Luis

Anónimo,  10 de junho de 2013 às 05:42  

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