ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALBERGARIA-A-VELHA!
O interior de uma composição da série 9630, com os dois entusiastas gozando com o fotógrafo de serviço! |
Após a abertura das cancelas, a composição avançou...mas espera pela funcionária encarregue da manivela portátil... |
...Tem escadas colocadas em sítio estratégico para a subida e entrada na composição. |
Rotunda em Albergaria-a-Velha, paredes-meias com o canal de circulação ferroviario. Na verdade esta linha é "sui-generis"! |
Edifício da estação de "Albergaria-a-Velha". Estação bem conservada, embora sem a presença física de chefe, segurança ou qualquer outro funcionário. |
Vagoneta da "refer" aparcada na linha de topo. Uma das passageiras que desembarcou segue pela linha de reserva. |
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALBERGARIA-A-VELHA" ou simplesmente "Estação de "Albergaria-a-Velha" é uma interface da Linha do Vouga, que serve a localidade e concelho com o mesmo nome, no distrito de Aveiro.
* Esta estação possui duas vias de circulação, uma linha de reserva e outra de topo e apenas é utilizada por serviços "regionais" do operador "Comboios de Portugal" - CP.
* Como curiosidade, entre as estações de São João da Madeira e esta, ainda existem três passagens de nível, em que um funcionário da "refer" que viaja a bordo da composição com uma manivela sai para ir fechar as cancelas, naquilo a que eu chamo...pára, fecha, avança e espera; explicando, a composição pára antes da passagem de nível, o funcionário sai e fecha as cancelas, a composição avança, e espera pelo funcionário que, entretanto, ficou a abrir as ditas. Na verdade, "curioso" nos tempos que correm e sómente na linha do Vouga.
* O troço entre Oliveira de Azemeis e Sernada do Vouga, no qual esta estação se insere, abriu à exploração no ano de 1911.
* No ano de 1933, foi aqui realizada uma exposição regional, no âmbito do I Congresso Regional Ferroviário.
Gondomar, por "texasselvagem", em 29.Agosto.2011.
0 comentários:
Enviar um comentário