LOCOMOTIVA A VAPOR CP 135.
* Com a devida vénia à "Fundação Museu Nacional Ferroviário-Armando Ginestal Machado", de cuja publicação me servi, embora a tenha adquirido para o meu espólio, irei historiar um pouco o referido material circulante.
* A Locomotiva a vapor CP 135 foi construida na empresa alemã "Sachsische Maschinenfabrik" no ano de 1881 e adquirida pela então "Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses". Na altura representava a tecnologia de ponta, atingindo a velocidade de 40 a 50 quilómetros/hora. Operou nas linhas do Norte, Leste e Beira Baixa.
* Foi a primeira locomotiva a chegar à Estação Ferroviária de Castelo Branco a 14 de Julho de 1889 e inaugurou a Linha da Beira Baixa a 06 de Setembro de 1891, com a presença do rei Dom Carlos e da família real, fazendo o percurso entre as estações de Abrantes e Covilhã.
* Esta locomotiva só foi retirada do serviço no ano de 1967. Esteve exposta no Largo da Estação da cidade do Entroncamento durante 19 (dezanove) anos. Só de lá foi retirada, no ano de 2005, com vista a integrar o espólio do Museu Nacional Ferroviário, estando atualmente visitável na Rotunda das Locomotivas.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTA DO AUTOR: O texto foi redigido de acordo com as novas normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
0 comentários:
Enviar um comentário