Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

23 de agosto de 2011

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALENÇA!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALENÇA", simplesmente conhecida por "Estação de Valença" é uma interface da Linha do Minho (e términos desta mesma linha), que serve o concelho de Valença, no distrito de Viana do Castelo, situando-se no Largo da Estação.
* No ano de 2010, continha três vias de circulação com trezentos e noventa sete (397), trezentos e sessenta cinco (365) e duzentos e quarenta oito (248) metros de comprimento, sendo as extensões das gares de cento e cinquenta quatro (154), cento e quarenta um (141) e noventa e nove (99) metros e todas com vinte e cinco (25) centímetros de altura. Também possui várias linhas de reserva e três de topo.
* Em Março do ano corrente, esta interface era utilizada por serviços "regionais", "interregionais" e "internacionais" da operadora "Comboios de Portugal" - CP.
* A ligação ferroviária à Estação de Valença abriu à exploração comercial no ano de 1882. Nesta estação tem início o Ramal Internacional de Valença que termina em Vigo (nesta altura debaixo de alguma polémica).
* Até ao final da década de 1980, encontrou-se a circular um serviço internacional misto da Red Nacional de Ferrocarriles Españoles (Renfe), com a classificação de ónibus, entre as localidades de Guillarei (Espanha) e Valença, passando também pela cidade espanhola de Tuy, na fronteira.
* Nas antigas cocheiras das locomotivas existe uma secção museológica ferroviária, que será objeto de outro texto.

Gondomar (Portugal), por "texasselvagem", em 23 de Agosto de 2011.

Material circulante estacionado nas diversas linhas. 

Duas fileiras de vagões "Ealos" aparcados em linhas de topo.
Estavam a ser carregados com toros de madeira.

Mais quatro vagôes "Ealos", que se encontravam aparcados em linha de
reserva e vazios. Como são verdes, pertencentem à operadora espanhola
"Renfe".

A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0454 transportou-me
entre as Estações Ferroviárias de Nine e Valença.

Edifício onde funciona o "serviço de manutenção".
De quê, amigo Feijó?

Azulejo comemorando o 3º prémio das estações floridas no ano de
1961. Era no tempo em que havia estações e estas tinham funcionários
cuidadosos com os respetivos jardins. Agora, nem estações, quanto mais
jardins...só nas nossas próprias casas!

Placa em mármore a evocar a atribuição de outro 3º prémio,
no ano de 1971, mas este a nível de toda a região norte.
Parabens a quem fez por merecê-lo.

Cabine de condução de uma locomotiva "bombardier" da
série 1960.

Frontaria exterior do monumental Edifício da Estação Ferroviária de
Valença, sito no Largo da Estação.

Vista sobre um viaduto dos tais vagões "Ealos", portugueses, que estavam a
ser carregados de toros de madeira, como se verifica.

De um arruamento superior à estação, via de circulação no sentido de
Sul/Norte (saída para Espanha), com os respetivos sinais de controle
do movimento e deslocações das linhas ferroviárias.

A locomotiva "Bombardier", da série 1960, que esteve aparcada na linha 1,
regressa de Tuy, acoplando uma composição de vagões "Ealos" da operadora
ferroviária esponhola "Renfe", carregados de toros  de madeira.  

No cais de passageiros, a parte das "bebidas" tem direito a uma
entrada independente...

...já a parte afeta ao "restaurante" tem direito a duas entradas (ou será
uma entrada e uma saida?).

No interior, sala de espera e respetiva bilheteira.

Chaveiro. Estas chaves servem para abrir e fechar os aparelhos de
mudança de via (agulhas, no termo ferroviário).



0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger