ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMINHA!
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMINHA", igualmente conhecida, simplesmente, como "Estação de Caminha", é uma interface ferroviária da Linha do Minho, que serve o concelho de Caminha, do distrito de Viana do Castelo.
* A estação situa-se na periferia da localidade e tem acesso pela Avenida Saraiva de Carvalho (a), tendo sido inaugurada no mês de Julho de 1878.
* No ano de 2004, esta estação detinha a classificação "E" da Rede Ferroviária Nacional. Já no ano de 2010, continha duas vias de circulação (e uma de topo), ambas com trezentos (300) metros de comprimento e duas plataformas, uma com cento e trinta cinco (135) metros de extensão e trinta (30) centímetros de altura, e a outra com cento e cinquenta nove (159) metros de comprimento e quarenta (40) centímetros de altura.
* O edifício apresenta vários painéis de azulejos, produzidos pela "Fábrica Sant'Anna".(b)
* Até à presente, esta estação é utilizada por serviços "Regionais" e "Interregionais" da Linha do Minho e pelo "Comboio Internacional Porto-Vigo".
NOTAS: (a) AUGUSTO (Saraiva de Carvalho) foi um político e advogado português, que nasceu em Lisboa em 25 de Julho de 1839, cidade onde faleceu em 29 de Novembro de 1882. Foi filho de Francisco Saraiva de Carvalho e de Jacinta Saraiva de Carvalho. Chegou a ocupar várias pastas ministeriais.
(b) "FÁBRICA SANT'ANNA" é uma indústria portuguesa que produz faianças e azulejos. A fábrica produz todas as suas peças por processos inteiramente artesanais desde a preparação do barro até à vidração e pintura manual, mantendo os mesmos processos, desde o ano da sua fundação, em 1741. Fruto de uma arte tradicional e secular portuguesa, as faianças e os azulejos são obras de excelência. É, neste momento, a última grande fábrica de faianças e azulejos a produzir em todo o mundo. Atualmente as suas instalações fabris situam-se em Lisboa.
Gondomar, por "texasselvagem" em 19 de Agosto de 2011.
0 comentários:
Enviar um comentário