Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

20 de agosto de 2011

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMINHA!






* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMINHA", igualmente conhecida, simplesmente, como "Estação de Caminha", é uma interface ferroviária da Linha do Minho, que serve o concelho de Caminha, do distrito de Viana do Castelo. 
* A estação situa-se na periferia da localidade e tem acesso pela Avenida Saraiva de Carvalho (a), tendo sido inaugurada no mês de Julho de 1878.
* No ano de 2004, esta estação detinha a classificação "E" da Rede Ferroviária Nacional. Já no ano de 2010, continha duas vias de circulação (e uma de topo), ambas com trezentos (300) metros de comprimento e duas plataformas, uma com cento e trinta cinco (135) metros de extensão e trinta (30) centímetros de altura, e a outra com cento e cinquenta nove (159) metros de comprimento e quarenta (40) centímetros de altura.
* O edifício apresenta vários painéis de azulejos, produzidos pela "Fábrica Sant'Anna".(b)
* Até à presente, esta estação é utilizada por serviços "Regionais" e "Interregionais" da Linha do Minho e pelo "Comboio Internacional Porto-Vigo".

NOTAS: (a) AUGUSTO (Saraiva de Carvalho) foi um político e advogado português, que nasceu em Lisboa em 25 de Julho de 1839, cidade onde faleceu em 29 de Novembro de 1882. Foi filho de Francisco Saraiva de Carvalho e de Jacinta Saraiva de Carvalho. Chegou a ocupar várias pastas ministeriais.
                  (b) "FÁBRICA SANT'ANNA" é uma indústria portuguesa que produz faianças e azulejos. A fábrica produz todas as suas peças por processos inteiramente artesanais desde a preparação do barro até à vidração e pintura manual, mantendo os mesmos processos, desde o ano da sua fundação, em 1741. Fruto de uma arte tradicional e secular portuguesa, as faianças e os azulejos são obras de excelência. É, neste momento, a última grande fábrica de faianças e azulejos a produzir em todo o mundo. Atualmente as suas instalações fabris situam-se em Lisboa.

Gondomar, por "texasselvagem" em 19 de Agosto de 2011.
  

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger