Linha F do Metro do Porto!
* Antes de iniciar o texto, quero deixar expresso aqui um AVISO. É terminantemente PROIBIDO fazer o que eu fiz...fotografar as composições e estações do Metro do Porto, sem que para isso exista uma autorização emitida pelos Serviços de Relações Públicas; sendo este o motivo que me levou a poder circular livremente, pelo que apresento os meus agradecimentos pela deferência.
* Posto este esclarecimento que se impunha, vamos à matéria.
* A Linha F (ou laranja) liga as Estações da Senhora da Hora a Fânzeres em 39 (trinta e nove) minutos. Esta linha é popularmente conhecida como "Linha de Gondomar" e foi inaugurada em 2 do pretérito mês, sendo a sexta linha a operar pela "Metro do Porto". Na prática ela liga a freguesia de Fânzeres, concelho de Gondomar a Campanhã e aqui efetuará o tronco comum até à Senhora da Hora.
* A linha de Gondomar - propriamente dita - tem dez estações todas à superfície, três no concelho do Porto, freguesia de Campanhã - Contumil, Nasoni e Nau Vitória - sendo as outras sete no concelho gondomarense, nas freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte e Fânzeres - Levada, Rio Tinto, Campainha (aqui existe uma linha de reserva), Baguim, Carreira, Venda Nova e Fânzeres.
* Cerca de um quilómetro é efetuado em túnel - cruzando a fronteira entre os concelhos do Porto e Gondomar e tem um comprimento aproximado de sete quilómetros; sendo que todas as estações estão providas de parques de estacionamento automóvel, com a média de cem lugares.
Teixeira da Silva, AJ
Texasselvagem
Vista geral da composição anterior, podendo-se ver o "batente" no fim da linha. |
Pormenor do cruzamento entre as duas linhas no seu final. |
Estação seguinte à de Fânzeres. VENDA NOVA que já pertence à freguesia vizinha de Rio Tinto. |
Estação terminal. FANZERES, que se devia chamar de "Cabanas" lugar onde ela se localiza e que pertence áquela vila. |
Excetuando as passagens de nível, os carris estão implantados no meio de verdura (erva), o que dá uma sensação de frescura! |
Terceira estação do concelho gondomarense. CARREIRA que também pertence à freguesia e cidade de Rio Tinto. Pormenor do cais de embarque. |
Cauda da composição com o número 057 a caminho do seu termo (Fânzeres). |
Pormenor de uma passagem de nível, seguida de uma curva! |
O destino desta composição com o número 022 é a estação final do concelho de Matosinhos (Senhor de Matosinhos), conforme indica o painel eletrónico. |
Vista do canal de circulação tirada de cima de um dos vários viadutos que passam sobre a via. |
Ora temos a quarta estação. BAGUIM, cuja freguesia se denomina de Baguim do Monte e integra a cidade de Rio Tinto. |
Já de imediato, a quinta estação. CAMPAINHA que pertence à freguesia anterior de Baguim do Monte. Nesta estação existe uma terceira linha de reserva, além das duas normais de circulação. |
Composição com o número 001 que parou nesta estação, prosseguindo a sua marcha até à estação do Senhor de Matosinhos. |
Não menti...Aí estão as duas linhas de circulação e a terceira de reserva! |
Afinal o Rio Tinto existe...Aí vai ele com as suas habituais águas turvas, Continua--se na mesma estação da Campainha. |
Passagem de nível da Rua das Perlinhas. Prioridade aos veículos sobre carris |
A última estação situada em território gondomarense. LEVADA, sita na freguesia de Rio Tinto e que serve o Centro Comercial Parque Nascente. |
Mais um pormenor do canal de circulação, cuja foto foi tirada das plataformas de embarque daquela estação. |
A penúltima estação. RIO TINTO que se situa defronte das Piscinas Municipais. |
No centro da cidade ele vai escondido...mas ele existe, por muito que o queiram ignorar, o Rio Tinto com as suas águas turvas...barrentas! Rio totalmente morto. |
Outra perspetiva da entrada do túnel...sem o incómodo do rio. |
E a reportagem fotográfica terminou na estação da Levada. Vista para o lado de Rio Tinto. Irá haver uma composição com destino ao Aeroporto nos próximos quatro minutos(da hora indicada,entenda-se). |
7 comentários:
Caro Chefe dos Alfas !!
Bela reportagem pela nova linha do Metro. As suas fotos melhoram de dia para dia !!!
Abraço
Luis
Grande viagem " Chefe " .
Está no bom caminho ... Tem algumas fotos com pouco interesse para serem vistas , mas no somatório valeu a viagem .
Os textos estão simples e compreensiveis
Com a mostra de fotos, eu que estou a mais de 330 Km da zona, até me apetece fazer uma viagem nesse metro.
José Ferreira
Boas fotos com um texto a condizer amigo António, não sabia que era proibido fotografar, pois tenho dezenas de fotos do tema.O meu emprego fica mesmo a beira do cruzamento das Perlinhas,entre a empresa e o Rio Tinto só o muro nos separa por isso tenho o prazer ou não, de ver e principalmente de apanhar com a cheiro em dias de calor, e eu a vê-los passar neste caso o rio e o metro.
Um Abraço
Belo trabalho, António. Os amigos da ferrovia muito lhe devem.
Abraço.
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ commander cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis comprar
http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra prix
http://prezzoviagraitalia.net/ viagra generico
http://precioviagraespana.net/ viagra
Enviar um comentário