Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

18 de fevereiro de 2011

Linha F do Metro do Porto!

* Antes de iniciar o texto, quero deixar expresso aqui um AVISO. É terminantemente PROIBIDO fazer o que eu fiz...fotografar as composições e estações do Metro do Porto, sem que para isso exista uma autorização emitida pelos Serviços de Relações Públicas; sendo este o motivo que me levou a poder circular livremente, pelo que apresento os meus agradecimentos pela deferência.
* Posto este esclarecimento que se impunha, vamos à matéria.
* A Linha F (ou laranja) liga as Estações da Senhora da Hora a Fânzeres em 39 (trinta e nove) minutos. Esta linha é popularmente conhecida como "Linha de Gondomar" e foi inaugurada em 2 do pretérito mês, sendo a sexta linha a operar pela "Metro do Porto". Na prática ela liga a freguesia de Fânzeres, concelho de Gondomar a Campanhã e aqui efetuará o tronco comum até à Senhora da Hora.
* A linha de Gondomar - propriamente dita - tem dez estações todas à superfície, três no concelho do Porto, freguesia de Campanhã - Contumil, Nasoni e Nau Vitória - sendo as outras sete no concelho gondomarense, nas freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte e Fânzeres - Levada, Rio Tinto, Campainha (aqui existe uma linha de reserva), Baguim, Carreira, Venda Nova e Fânzeres.
* Cerca de um quilómetro é efetuado em túnel - cruzando a fronteira entre os concelhos do Porto e Gondomar e tem um comprimento aproximado de sete quilómetros; sendo que todas as estações estão providas de parques de estacionamento automóvel, com a média de cem lugares.

Teixeira da Silva, AJ

Texasselvagem

Composição com o número 044 estacionada no fim da linha, a aguardar
serviço, no lugar de Cabanas, freguesia de Fânzeres e términos da
Linha "F" (laranja).
Sem autorização é proibida a circulação pelo canal do metro.

Vista geral da composição anterior, podendo-se ver o "batente"
no fim da linha.

Não podia deixar de ser. Placa comemorativa da inauguração da
linha que foi efetuada por Sua Excelência, o Minstro dos
Transportes e Comunicações.
Esta placa encontra-se em Fânzeres, última estação da linha.

Pormenor do cruzamento entre as duas linhas no seu final.

Estação seguinte à de Fânzeres. VENDA NOVA que já pertence à
freguesia vizinha de Rio Tinto.

Estação terminal. FANZERES, que se devia chamar de "Cabanas"
lugar onde ela se localiza e que pertence áquela vila.

Excetuando as passagens de nível, os carris estão implantados
no meio de verdura (erva), o que dá uma sensação de
frescura!

Terceira estação do concelho gondomarense. CARREIRA que também
pertence à freguesia e cidade de Rio Tinto.
Pormenor do cais de embarque.

Cauda da composição com o número 057 a caminho do seu
termo (Fânzeres).

Pormenor de uma passagem de nível, seguida de uma curva!

O destino desta composição com o número 022 é a estação final do
concelho de Matosinhos (Senhor de Matosinhos), conforme indica
o painel eletrónico.

Vista do canal de circulação tirada de cima de um dos
vários viadutos que passam sobre a via. 

Ora temos a quarta estação. BAGUIM, cuja freguesia se denomina de
Baguim do Monte e integra a cidade de Rio Tinto. 

Já de imediato, a quinta estação. CAMPAINHA que pertence à freguesia
anterior de Baguim do Monte.
Nesta estação existe uma terceira linha de reserva, além das duas
normais de circulação.

Composição com o número 001 que parou nesta estação, prosseguindo
a sua marcha até à estação do Senhor de Matosinhos.

Não menti...Aí estão as duas linhas de circulação
e a terceira de reserva!

Afinal o Rio Tinto existe...Aí vai ele com as suas
habituais águas turvas, Continua--se na mesma
estação da Campainha.

Passagem de nível da Rua das Perlinhas. Prioridade aos
veículos sobre carris

A última estação situada em território gondomarense. LEVADA, sita na freguesia de Rio Tinto e
que serve o Centro Comercial Parque Nascente.

Mais um pormenor do canal de circulação, cuja foto foi
tirada das plataformas de embarque daquela estação.

A penúltima estação. RIO TINTO que se situa defronte
das Piscinas Municipais.

Entrada do túnel que separa os concelhos do Porto e de
Campanhã e fica sob a Estrada da Circunvalação (EN 12)
e também sobre as Linhas ferroviárias do Minho e Douro.
Tem cerca de um quilómetro de extensão. 

No centro da cidade ele vai escondido...mas ele existe, por
muito que o queiram ignorar, o  Rio Tinto com as suas
águas turvas...barrentas! Rio totalmente morto. 

Outra perspetiva da entrada do túnel...sem o incómodo
do rio.

E a reportagem fotográfica terminou na estação da Levada.
Vista para o lado de Rio Tinto.
Irá haver uma composição com destino ao Aeroporto nos
próximos quatro minutos(da hora indicada,entenda-se).

7 comentários:

Luis 18 de fevereiro de 2011 às 22:55  

Caro Chefe dos Alfas !!

Bela reportagem pela nova linha do Metro. As suas fotos melhoram de dia para dia !!!

Abraço

Luis

joaoribeirosilva@gmail.com 18 de fevereiro de 2011 às 23:20  

Grande viagem " Chefe " .
Está no bom caminho ... Tem algumas fotos com pouco interesse para serem vistas , mas no somatório valeu a viagem .
Os textos estão simples e compreensiveis

José Ferreira,  19 de fevereiro de 2011 às 20:55  

Com a mostra de fotos, eu que estou a mais de 330 Km da zona, até me apetece fazer uma viagem nesse metro.

José Ferreira

Damião Vieira 20 de fevereiro de 2011 às 01:04  

Boas fotos com um texto a condizer amigo António, não sabia que era proibido fotografar, pois tenho dezenas de fotos do tema.O meu emprego fica mesmo a beira do cruzamento das Perlinhas,entre a empresa e o Rio Tinto só o muro nos separa por isso tenho o prazer ou não, de ver e principalmente de apanhar com a cheiro em dias de calor, e eu a vê-los passar neste caso o rio e o metro.
Um Abraço

Carlos de Sá 21 de fevereiro de 2011 às 10:42  

Belo trabalho, António. Os amigos da ferrovia muito lhe devem.
Abraço.

Anónimo,  13 de junho de 2013 às 19:14  

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ commander cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis comprar

Anónimo,  16 de junho de 2013 às 04:09  

http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra prix
http://prezzoviagraitalia.net/ viagra generico
http://precioviagraespana.net/ viagra

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger