MUSEU FERROVIÁRIO DE MACINHATA DO VOUGA!
O "ESPAÇO MUSEOLÓGICO DE MACINHATA DO VOUGA" encontra-se situado na estação ferroviária com o mesmo nome, no Ramal de Aveiro. Ocupa instalações adaptadas para esse efeito, encontrando-se aberto de terça-feira a domingo (encerra à segunda-feira). Embora integre a Fundação do Museu Nacional Ferroviário Doutor Ginestal Machado, encontra-se sob a responsabilidade dos serviços culturais do Município de Águeda, concelho a que pertence aquela freguesia.
*`O seu espólio é composto por, além de peças avulso sobre a ferrovia, como antigos relógios, lamparinas, aparelhos de mudança manual de agulha (diurnos e noturnos), pelo material circulante infra:
a) - Locomotiva a vapor E (estreita) 97, do ano de 1913;
b) - Locomotiva a vapor da CN (Companhia Nacional) 7, do ano de 1904;
c) - Locomotiva a vapor VV (Vale do Vouga) 22, do ano de 1925;
d) - Locomoriva a vapor N (norte) 2, do ano de 1889;
e) - Locomotiva a vapor da CN (Companhia Nacional) 16, do ano de 1886;
f) - Locomotiva a vapor VV (Vale do Vouga) 13, do ano de 1908;
g) - Locomotiva a vapor PPF (Porto,Póvoa de Varzim, Famalicão) 16;
h) - Automotora a gasolina ME-51 (de fabrico português) do ano de 1940;
i) - Automotora a gasolina ME-53 (de fabrico português) do ano de 1941;
j) - Carruagem Cyfv 252, do ano de 1942;
k) - Salão pagador SE 401, do ano de 1914;
l) - Vagão referência 5398100;
m) - Vagão de bordas baixas com a referência 539802;
n) - Ambulãncia postal (CTT) APeyf, do ano de 1954;
o) - Furgão DFfv 255, do ano de 1899? ou 1908?
p) - Dresine de inspeção fechada DIE 3;
q) - Quadriciclo motorizado;
r) - Vagoneta (zorra).
* Todo este material circulante se encontra em muito bom estado, mas incapaz de circular pelos seus próprios meios e é todo de via métrica (mil milímetros entre carris).
São estas "UDD" (unidade dupla diesel) que fazem a Linha do Vouga e o Ramal de Aveiro. Podem circular em dupla, se a afluência a isso obrigar. |
Sede do "Grupo Folclórico e Etnográfico de Macinhata do Vouga", cujo edifício fica anexo ao do Museu Ferroviário. |
Teclado e impressora dos inícios do século XX! Admirem-se...funcionava e até dava para corrigir os erros. |
Conforme indicação na placa - horários. De todas as linhas existentes à época e que eram mais do que nos nossos dias. |
Azulejo simbolizando "Santo Amaro" que é o padroeiro dos ferrovuários. |
Ora aí está um aviso que nos tempos de hoje se torna desnecessário, visto que os maquinistas têm uma cabine isolada dos passageiros. |
O interior de uma automotora da série ME-50, fabrico "made in 560!" |
Vista parcial da locomotiva número 2, pertencente à Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Norte, do século XIX. |
Não, não se trata de qualquer veículo automóvel. Apenas a cabine de condução das automotoras da série ME-50, que tinham volante, caixa de velocidades, embraiagem e pedal de aceleração. Fixe! |
Vagão de mercadorias de abas baixas. |
Vista parcial da locomotiva número 16, a vapor que pertenceu à Companhia dos Caminhos de Ferro do Porto à Povoa de Varzim e Famalicão (PPF) |
Interior da automotora ME-53, onde já existia publicade e era envidraçada entre a cabine de condução e os lugares dos passageiros. |
Na mesma automotora os lugares de 1ª. classe... |
...Agora os lugares de 3ª classe. Bancos de madeira por via das "hemorróides". |
Interior de uma carruagem só destinada a viajantes de 3ª. classe. Os corredores apertados fazem lembrar algum material "novo" que atualmente circula na Linha do Douro. |
Outra perspetiva da mesma carruagem, que resultou da união de duas mais pequenas; por isso possuia rodados duplos. |
Locomotiva a vapor número E (estreita) 313 que se encontra no exterior do museu, mas sem estar sujeita a "grafiteiros". Tem três rodas motrizes. |
Apeadeiro de Oronhe. |
Como indica a respetiva placa..."apeadeiro da Taipa", todo envidraçado e parelelo à estrada municipal. |
Cruzamento de nível devidamente automatizado, seguido de uma curva em "S". |
2 comentários:
Caro amigo,
parece que a sua aventura valeu bem a pena !! Os meus parabéns pela sua persistência e pelo magnifico passeio realizado !!
Abraço
Luis
A.Teixeira cumpriu a promessa .. ainda bem ...
valeu
Enviar um comentário